A rede de parques temáticos norte-americana SeaWorld anunciou, nessa segunda feira (10), o que muitas pessoas vem aguardando à anos: o fim de shows com orcas no parque de San Diego. O anuncio foi feito após anos de polêmicas no parque envolvendo suspeita de maus tratos com os animais. Outro fato que fortaleceu a decisão foi a determinação recentemente do governo da Califórnia, que proibiu o parque de criar novos animais desta espécie em cativeiro (leia aqui).

(Foto: Phelan M. Ebenhack/AP)

De acordo com informações da AFP, a SeaWorld afirmou que, a partir de 2017, as atrações com animais serão substituídas por uma atração “informativa”.

“Estamos num processo de ouvir nossos clientes e estamos evoluindo como empresa”, explicou o diretor-geral Joel Manby durante uma reunião com investidores que foi transmitida pela internet.

Declínio
Desde a criação do parque, diversos ativistas influenciam com a imagem negativa da SeaWorld, abordando, principalmente, as orcas que vivem em cativeiro no local. Em 2013, porém, a rede de parques temáticos, teve a sua imagem gravemente comprometida com a estreia do documentário “Blackfish”, que denunciou a situação das orcas que vivem em tanques reduzidos e com pouca iluminação.

A repercussão do documentário influenciou diretamente nas visitas do parque, que perdeu grande parte do seu público em suas 11 instalações espalhadas pelos Estados Unidos.

Para a organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), grande crítica do parque temático, o anúncio sobre o fim dos shows com orcas não é suficiente para reverter a imagem negativa da SeaWorld, sendo necessário que a empresa deixe de manter as orcas em cativeiro.

Segundo a SeaWorld, nenhuma orca é capturada pelo parque a 35 anos e, atualmente, os animais que vivem sob responsabilidade da rede recebem tratamento adequado para viver.

162 COMENTÁRIOS

  1. Nada mais justo. Estes animais foram feitos para serem livres e não animais adestrados para os humanos os verem num lugar com ordens e regras. São animais magníficos devem ser valorizados e respeitados. O correto é sim o cancelamento destes shows.

  2. Nos vamos ver e achamos tudo muito lindo, muito legal, mas será que elas estão gostando de ficar presas, em um tanque, de não ter liberdade de nadar naquele mar lindo e gigantesco. Graças a Deus as pessoas estão tomando consciência disso. Obrigado a todos aqueles que lutam pra que isso se torne realidade.

  3. Ufa! Finalmente.
    Agora falta proibir todo e qualquer tipo de show no Sea Word e em qualquer lugar que envolva animais.
    assisti o show do leão marinho e me senti super mal. Expõe o animal ao ridículo com um teatrinho besta e nem um pouco educativo. Tendo em vista que os aquários/zoo etc existem com a finalidade de preservar as espécies teoricamente, porém na prática não é bem assim, teria que ser muito educativo, com campanhas de preservação dos oceanos e das espécies que o habitam. Acredito que animais que vivem em cativeiro ( já que existe o cativeiro) precisam sim de um contato mais intimo com o tratador, para facilitar o contato para manter o ambiente sempre adequado, controlado e se por ventura o animal ficar doente medicá-lo sem estressar o animal. Paara isso é feito o condicionamento. e não treinar um animal para ficar jogando bola ou fingir um salvamento do tratador que se joga na água. ( como acontece no seaword no show do leão marinho).
    Fico feliz com as duas noticias : O fim da reprodução em cativeiro das orcas. GRAÇAS A DEUS! e agora com o fim do show.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui