Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em São Carlos (SP), desenvolveram um plástico biodegradável que leva apenas um mês para se decompor. Normalmente, plásticos demoram pelo menos 100 anos para desaparecerem da natureza. O caso foi divulgado pela EPTV.

De acordo com informações da Embrapa, o material é feito à base de amido de milho, mandioca e derivados de celulose, sem usar aditivos químicos, como os plásticos tradicionais. Além disso, o material pode ser produzido em escala em poucos minutos.
“São várias moléculas de açúcares e, por isso, o plástico tem a característica de ser biodegradável por microorganismos que geralmente digerem açúcares”, explicou à EPTV o coordenador do estudo, Luiz Henrique Mattoso.
Leia também: Larva que come plástico pode auxiliar cenário da reciclagem mundial
Para Matosso, além do fator decomposição, outro ponto positivo do novo material é que a fabricação é mais econômica do que a de plásticos normais. Segundo ele, o plástico pode ser produzido em temperaturas e pressões menores que os sintéticos, gerando redução de energia elétrica.

De acordo com os pesquisadores, o material despertou o interesse de algumas empresas e a expectativa é de que esteja disponível no mercado em dois anos, contribuindo para a economia de recursos e a redução de resíduos.
“Se a gente pode contribuir com materiais que tornem essa cadeia mais benéfica e melhor vista pelos consumidores, então isso é realmente gratificante para toda a equipe”, explicou o engenheiro de alimentos Francys Moreira.
Olhaiiiiiii, coisa boa! =D
Rosane Guerino
Olha só quem eu encontrei por aqui. Oi Rity!
Maiara Natally Fernandes
Alexandre Joaquim
Victor Hugo
Nosso trabalho ????
????
Thiago Cardoso
No livro didático adotado pela escola em que dou aula já tem uma matéria sobre o plástico biodegradável. Muito bom! Sensacional!
Olá bom dia pideria ne passar a referebcia deste livro e onde posso comprá-lo?
Pedro Gabriel Batlouni
Julio Alves Marques!!!
Aysllan Fernanda
Muitooo legal… Mas o que vai ter de gente lambendo hahahha
Hahahahaha
Sensacional
Maravilha!!
Esse sim é o plástico verde, por que aquele da Copesul, feito de cana de açúcar que é chamado de verde por que vem de uma fonte renovável mas não se degrada é marketing verde, quem não sabe cai na falácia deles.
Gustavo de Aviz
se ja estão fazendo plasticos sera que seria possivel substituir o petroleo na fabricação de pneus e usar o latex com algum processo quimico para tornar mais resistente a borracha ?
Felipe Sanches Borges Gomes
Kamila Drieli
Amém senhor!
Milly Rocha
Tatiane Alves prof olha que bacanaaaaa
Excelente!!! Tomara que realmente fique viável sua utilização daqui dois anos!
Que merda entao. Vao fazer o que com isso? Quando nao é de mais é de menos ¬¬
Aqui na Norurega já existe plastico orgânico e a komuna entrega de casa em casa para que possamos descartar o lixo orgânico na sacola orgânica 😉
Que lindo
Amor Nelson pode ser quimico dessas areas a favor da natureza viu? OLHA QUE PERFEITO
Parabéns Francys Moreira!
Dina Azevedo
Olá Luiza Furtado, bom dia poderia ne passar a referebcia deste livro e onde posso comprá-lo?
Elthon Passos
Polímeros.. =D
Considero uma luz no fim do túnel !!!! Torço mt para que essa pesquisa avance e vejamos o plástico tradicional sair do mercado !!!!