Uma teoria aceita desde 1953 sobre o formato de dupla hélice do DNA, proposta por Francis Crick e James Watson, pode ser desconstruída através de uma nova pesquisa sobre o tema, desenvolvida na Universidade de Leeds, na Inglaterra. Neste ano, pesquisadores descobriram que o DNA, na verdade, pode ter uma grande diversidade de estruturas. Um estudo sobre o caso foi publicado na revista científica Nature.
Apesar da descoberta sugestiva sobre as inúmeras possibilidades de estruturas que o DNA pode ter, os pesquisadores destacam que Crick e Watson, pioneiros desse estudo, não estavam completamente errados ao afirmar sobre o formato de dupla hélice. O “engano” esteve no fato deles terem observado uma pequena parteda estrutura dos ácidos nucleicos, focando em apenas 12 pares de base de DNA, quando, na verdade, existem mais ou menos 3 bilhões.
De acordo com informações do portal EurekAlert, para realizar o estudo, os cientistas recriaram as moléculas de DNA no laboratório e reproduziram o estado superenrolado. De acordo com pesquisas, o DNA se encontra assim porque completamente esticado atinge quase 2 metros de comprimento. Para caber no núcleo de uma célula, de 10 micrometros, é necessário que ele fique extremamente enrolado e apertado. E foi neste momento que eles perceberam as ‘novas’ estruturas.
“Alguns dos círculos tinham curvas acentuadas, alguns tinham formato de oito, outros pareciam algemas ou raquetes, e até agulhas de costura”, explicou o líder do estudo, Rossitza Irobalieva.
Com a descoberta, segundo os pesquisadores, será possível trabalhar na melhoria de remédios que interagem diretamente com o DNA, como antibióticos.
“Isso porque a ação das moléculas das drogas dependem do reconhecimento de uma forma específica de molécula, como uma chave que abre uma fechadura”, disse a coautora do estudo, Sarah Harris, em entrevista ao Science Daily.
Tatiane Senna Bialves
Nossa isso é bem antigo rsrs
Código genético?
Olha aí Jackson Santos!
:O
Deve ter muito mais ainda que não sabemos rsrs
Gleice Cristina Santos
Leonardo Lima vai vendo
As surpresas da ciência
Weliton Silva
Danilla Belizario Sales
Pois é descobri isso na disciplina de biologia molecular, há tanta coisa q é omitida no ensino médio e até na graduação… 😛
Denise Barcelos, não tem como não lembrar de vc!! 🙂
Adriana Espinóza , Anna Beatriz Dantas Martins , Romário Gabriel
Anna Lia Sant’Anna olha ai anna
Figuras tridimensionais é o *(xy) da questão, são campos eletromagnéticos que temos que estudar , estudando na forma funcional as formas estruturais das células e seus campos eletromagnéticos, mais aprenderemos os elementos físicos, como se fosse um motor elétrico e seus fios de cobre as ligações ou seja mais física e menos química.
Sergiy Kyrylenko
obrigado Mateusihno