O primeiro primata com mordida tóxica no mundo foi registrado por cientistas da Universidade de Missouri Columbia, nos Estados Unidos e catalogado como pertencente ao gênero Nycticebus. O animal ficou conhecido como lóris lento. Além dele, pelo menos outras três espécies de primatas foram catalogadas na região de Bornéu, na Indonésia, com características tóxicas.
Em 2012, a divulgação do trabalho no periódico American Journal of Primatology revelou que a toxina produzida pelo Lóris kayan, um dos primatas encontrados com a característica, parte por uma glândula existente no seu braço e é ativada quando misturada à sua saliva. O veneno, segundo os pesquisadores, inibe ataques de predadores como seres humanos, águias e orangotangos. Contudo, ainda não existem informações se a sua mordida pode vir a matar.
Contudo, apesar do mecanismo de defesa raro em mamíferos, os novos primatas catalogados são animais classificados como vulneráveis ou ameaçados de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
Filipe Ferreira! Olha isso!
*_*
Não seria no BAÇO ?!
não, é de um glândula que fica no braço dele mesmo.. oO kkk
Eu li BAÇO! hahahaha
Sim
Jéssica Galvão Lary Tonetti olhem isso meninas
perigo em hahaha
Lilian! A
nossa que demais *-* nao sabia que isso era possível hahahahah imagina o quanto tem de coisa legal ainda pra descobrir!! hahahah
Ricardo Farias, Kelzilene Kel, Luciana Santos
Com essa carinha bonitinha
Ananda Santiago
Mesmo assim é fofo..amo macacos!!
Ke espécie é essa!?
Pq a mordida é considerada tóxica? que tipo de reações podem surgir?
Marcelo José Silva Felipe Marado e Renan Duarte Boyd
Luís Barreto
Nao sei o que e pior, um primata venenoso ou o veneno ser produzido no braco
Muito interessante!