A beira da praia de Toyama, no Japão, é conhecida por ficar iluminada no período de março a junho. Isso porque, nessa época do ano, as Firefly Squid (Lulas-vaga-lumes, em tradução livre), são trazidas pela maré até a praia. Na mesma época do ano acontece a desova desses animais.

divulgação

Podendo atingir um pouco mais de três centímetros de comprimento, esses animais, também conhecidos como lulas fosforescentes, podem emitir uma espécie de luz azul por conta de órgãos especiais de produção de luz chamados fotóforos.

divulgação

O animal é coberto pelo órgão nas pontas dos tentáculos, ao redor dos olhos e em outras partes do corpo, o que lhe da capacidade de emitir a luz. O mecanismo é usado também por outras espécies de animais, geralmente utilizado para causar confusão a um possível predador ou presa.

reprodução/Danté Fenolio

Quando esses animais são trazidos pela maré até a Toyama Bay, a sua reunião causa um show de luzes que atrai milhões de turistas. Contudo, as lulas são considerados iguarias no Japão. Por conta disso, quando há o período de desova, também é quando os pescadores da região aproveitam para capturar os animais.

divulgação

37 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui