Um vídeo gravado na Reserva Natural Maasai Mara, no Quênia, mostra uma cena inusitada: quatro leões levando uma coça de um pequeno mangusto (Cynictis penicillata) sozinho. Pertencentes a família Herpestidae, a mesma dos suricatas, estes animais são conhecidos pela sua coragem e temperamento forte.

Mangusto

Nas imagens, é possível ver os felinos se aproximando do animal. Quando o cercam, o mangusto não recua, muito pelo contrário: ataca um dos leões. Depois de se mostrar imponente frente aos reis da selva, o animal aproveita um brecha para escapar correndo.

A bravura dos mangustos é tão conhecida internacionalmente que os animais já foram protagonistas de contos na literatura estrangeira,  como na obra “O Livro da Selva”, de Rudyard Kipling. A história mostra um mangusto chamado Rikki-Tikki-Tavi que defende sua família de cobras.

Algumas espécies de mangusto são conhecidas pela sua facilidade em matar cobras venenosas.  Estes animais são, de certa forma, imunes ao veneno das mais peçonhentas serpentes, como a Naja africana. Quando picados por elas, seu organismo reage de forma positiva e extremamente rápida, neutralizando o veneno.

Os herpestídeos têm hábitos sociais muito variados, desde os suricatas que vivem em grupos numerosos a espécies de modo de vida solitário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui