Os suricatas (Suricata suricatta), conhecidos em muitas regiões do Brasil como Suricate, são exemplo de animais sentinelas com habilidades suficientes para usar a vida em grupo como uma defesa coletiva contra predadores.

Suricate
© Tswalu Kalahari

Estes animais costumam viver em grandes grupos compostos por cerca de 20 a 40 indivíduos. Entre eles, compartilham um grande sistema de tocas compostas de câmaras para dormir e buracos de entrada e saída. Nela, toda a comunidade dorme e cria seus filhotes.

Contudo, para todo o sistema funcionar sem membros sendo atacados por predadores, uma rotina inteligente é colocada em prática para garantir a proteção do grupo.

Suricate
Wikimedia Commons

Um artigo do portal Terra Selvagem mostra que dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricates é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricates são capazes de ensinar ativamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar.

Para garantir visão completa quando à procura de predadores, os sentinelas se levantam sobre suas patas traseiras, usando suas caudas para o equilíbrio enquanto verificam os seus arredores atentamente. Se alguma coisa suspeita for detectada, emitem um alerta alto ou estridente para a comunidade e todos os membros do grupo desaparecem no subsolo em segundos ao ouvir o alerta.

Suricate
Reprodução

20 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui