Algumas plantas chamam a atenção pelas formas que conseguem ter e que remetem a algo relacionado ao nosso dia-a-dia. As flores da espécie Psychotria elata ficou conhecida justamente por conta de uma dessas características peculiares. Ela tem o formato quase idêntico ao de uma boca humana, e por isso ficou conhecida como flor-beijo.

reprodução/Pinterest

A planta arbustiva, semilenhosa e florífera possuí suas inflorescências viçosas, de brácteas em vermelho vivo, brilhantes e que lembram lábios carnudos. As pequenas flores surgem entre as brácteas e são pentâmeras, apresentando cinco folhas em cada verticilo.

De acordo com o portal Jardineiro, especializado em plantas, suas pequenas flores, com formas de lábios formam uma “coroa” que protege as pequenas flores brancas que mais tarde se tornam alimento para borboletas e beija-flores.

divulgação

A rara espécie é encontrada em estado selvagem nas florestas tropicais de alguns países da América Central e do Sul, como Colômbia, Equador, Panamá, Jamaica e Costa Rica. Ela está ameaçada de extinção devido ao avanço constante do desmatamento sobre o seu habitat.

divulgação

71 COMENTÁRIOS

  1. Tenho que colocar minha opinião: Onde moro um Botânico e Professor da Universidade da região fez um comentário ridículo a respeito da Palmeira Jussara que estaria em extinção na região do Vale do Itajaí, uma mentira deslavada pois toda a Região do Vale do Itajaí até a Serra de Curitiba esta infestada de Palmeiras Jerivá, inclusive no pátio e arredores da Universidade. Esta flor citada acima, da mesma forma, pois na Região do Litoral do Paraná, como Antonina, é muito comum. Então pergunto, no que se baseiam estes Catedráticos? Será que não vão a campo? Ou moram em outro País???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui