Moscas-volantes: as curiosas sombras na visão

Moscas-volantes: as curiosas sombras na visão

73 3642

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter olhado para o céu ou para alguma superfície branca e enxergou algo como a imagem abaixo.

Manchas nos olhos

Reprodução/eenvaderstochtnaarhetleven

Não, você não estava desenvolvendo uma espécie de poder que te faz enxergar micropartículas no universo. Este fenômeno é conhecido como Moscas-volantes e é comum a milhares de pessoas no mundo.

A explicação para o fenômeno está dentro dos nossos olhos, entre a parte externa (lente) e a retina (tecido nervoso que decifra a luz e fica no fundo do olho). Ali há um líquido chamado humor vítreo, composto 99% por água e 1% por outros elementos. Com o passar dos anos, fibras de colágeno se acumulam ou se juntam com partículas de ácidos, formando pequenos corpos que, ao passar em frente à retina, projetam uma sombra sobre ela, fazendo com que você veja manchas em vários locais.

Manchas nos olhos

Reprodução/Oculosshop

Porém, este é apenas o motivo mais comum para as moscas-volantes. Existem outros motivos menos relevantes que fazem elas aparecerem. Em grande parte dos casos, elas não são motivo de preocupação e nem exigem qualquer tipo de intervenção médica/cirúrgica. Apesar disso, o Ministério da Saúde recomenda que se você começar a enxergar muitas dessas manchas, deve procurar um oftalmologista. Um dos motivos é o possível descolamento de retina, o que pode causar cegueira.

Manchas nos olhos

Reprodução

Nós costumamos enxergar essas manchas em dias de sol ou quando olhamos para locais iluminados. Isso acontece porque, nestes casos, a pupila diminui bastante sua abertura e a retina focaliza melhor as sombras.

73 COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta