Foto de canguru se despedindo da parceira viraliza, mas pode não ser...

Foto de canguru se despedindo da parceira viraliza, mas pode não ser o que parece

0 700

Desde o início da semana passada, uma fotografia de cangurus vem viralizando nas redes sociais aos redor do mundo. Isso porquê, na imagem, um canguru macho aparece segurando uma fêmea morta, ao lado de um filhote.  Pela disposição dos três, os animais parecem ser uma família e a imagem logo se espalhou na internet sob o discurso de os animais estariam em um tipo de funeral, onde o filhote se despedia da mãe e o macho estaria amparando sua parceira pelos últimos momentos. Mas pode ter mais por trás dessa história que comoveu muita gente.

(Foto: Evan Switzer)

O fotógrafo australiano Evan Switzer, que flagrou a cena no dia 11 no estado de Queensland, contou ao The Guardian, na hora de fotografar, o comportamento do macho parecia agir de forma protetora.

“Ele a levantava, mas ela voltava a cair no chão, ele a cutucava. Foi uma cena muito especial. Ele estava de luto pela perda de sua companheira”.

Veja também: A beleza e raridade do Canguru-arborícola

O discurso de “pena” se espalhou a partir daí, mas, pouco tempo depois, o professor-doutor Derek Spielman, especialista em patologia veterinária na Universidade de Sydney, disse ao The Guardian que ele não tinha nenhuma dúvida de que o macho estava, na verdade, tentando acasalar com a fêmea – o que poderia ter causado a morte dela após uma possível resistência e combate. Também foi levantada a hipótese de que a fêmea e o filhote vivessem sozinhos quando o macho apareceu.

(Foto: Evan Switzer)

“A competição entre machos para acasalar com as fêmeas pode ser feroz e pode terminar em combate sério. Podem acontecer sérios abusos da fêmea-alvo, particularmente quando ela não responde ou tenta fugir do macho”, explicou o professor.

Ainda de acordo com Spielman, por conta deste comportamento agressivo, os cangurus machos podem matar as fêmeas com que tentam acasalar.

(Foto: Evan Switzer)

“Essa não é a sua intenção, mas, infelizmente, pode ser o resultado. Então interpretar as ações do sexo masculino como sendo baseada no cuidado com o bem-estar da mulher ou o filhote é um equívoco grave”.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta