Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) presa em um anzol e linha de pesca foi salva nas proximidades da Ilha do Bonfim, em Angra dos Reis, por um estudante de biologia que passava as férias no local. O caso aconteceu no último dia 8.

(Foto: Nathan Ribeiro/reprodução/Facebook)

De acordo com Nathan Ribeiro, universitário que resgatou o animal, o contato com a tartaruga foi feito por acaso em um de seus mergulhos. Ele já havia avistado a mesma tartaruga um dia antes do resgate, mas como a viu de longe, não conseguiu identificar se o animal estava envolvido por uma linha de pesca ou algum tipo de alga.

“No outro dia, no mesmo local, eu avistei ela, dessa vez mais perto, e vi que ela não mexia a barbatana esquerda. Desci e vi que aquele fio do dia anterior e era uma linha de pesca”.

Leia também: Tartaruga tem mandíbula restaurada com ajuda de impressora 3D

Com auxílio do tio, Nathan conseguiu capturar o animal e cortar a linha, mas o ferimento na tartaruga era grave e parte de um dos ossos da tartaruga já estava exposto.

“Ela tinha um anzol na boca, além de um pedaço de linha saindo pela região do ânus. Fiquei desesperado”.

(Foto: reprodução/Projeto Promontar-Angra)

Um surfista que estava na região auxiliou no resgate junto com Nathan, que levou a tartaruga até a praia em cima de uma prancha. Membros do Projeto Promontar, que cuida de animais marinhos, foram acionados e levaram a tartaruga-verde a um centro de tratamento. Uma das nadadeiras foi amputada e o animal está recebendo cuidados especiais.

Para Nathan, que trabalha em um mantenedor de fauna, a experiência de ajudar um animal foi incrível.

“Foi uma felicidade resgatar e poder aliviar o sofrimento da tartaruga até o resgate do Projeto Promontar chegar”.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui