Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) presa em um anzol e linha de pesca foi salva nas proximidades da Ilha do Bonfim, em Angra dos Reis, por um estudante de biologia que passava as férias no local. O caso aconteceu no último dia 8.
De acordo com Nathan Ribeiro, universitário que resgatou o animal, o contato com a tartaruga foi feito por acaso em um de seus mergulhos. Ele já havia avistado a mesma tartaruga um dia antes do resgate, mas como a viu de longe, não conseguiu identificar se o animal estava envolvido por uma linha de pesca ou algum tipo de alga.
“No outro dia, no mesmo local, eu avistei ela, dessa vez mais perto, e vi que ela não mexia a barbatana esquerda. Desci e vi que aquele fio do dia anterior e era uma linha de pesca”.
Leia também: Tartaruga tem mandíbula restaurada com ajuda de impressora 3D
Com auxílio do tio, Nathan conseguiu capturar o animal e cortar a linha, mas o ferimento na tartaruga era grave e parte de um dos ossos da tartaruga já estava exposto.
“Ela tinha um anzol na boca, além de um pedaço de linha saindo pela região do ânus. Fiquei desesperado”.
Um surfista que estava na região auxiliou no resgate junto com Nathan, que levou a tartaruga até a praia em cima de uma prancha. Membros do Projeto Promontar, que cuida de animais marinhos, foram acionados e levaram a tartaruga-verde a um centro de tratamento. Uma das nadadeiras foi amputada e o animal está recebendo cuidados especiais.
Para Nathan, que trabalha em um mantenedor de fauna, a experiência de ajudar um animal foi incrível.
“Foi uma felicidade resgatar e poder aliviar o sofrimento da tartaruga até o resgate do Projeto Promontar chegar”.
Poxa cara, parabéns aluno disciplinado, show!!! Hahahaha
Linda iniciativa, quem conhece o Nathan sabe do amor que ele tem pelos animais.
Nathan , cara parabens , pela audacia , pela desenvoltura,e por acreditar que da pra melhorar , isso aí garoto , nota 1000.
parabens Nathan pela sua atitude mano, show de bola.