Cobras são seres que, se expostos à situações muito estressantes, podem ficar desorientadas e começarem a se auto-devorar. A ação, conhecida internacionalmente como Ouroborus (Do grego antigo: οὐρά (oura) significa “cauda” e βόρος (boros), significa “devora”),  acontece quando os animais fazem um círculo e começam a se auto-devorar pela cauda. Na alquimia, este símbolo simbolizava a eternidade e atualmente o comportamento é mais comum em animais que vivem em cativeiro.

Cobras são animais, literalmente, de sangue frio, o que significa que elas não são capazes de regular a temperatura do corpo. Para se aquecer, elas precisam de fontes externas de calor (como o sol ou uma lâmpada, no caso de uma cobra de estimação), mas se ficar muito quente, eles não são capazes de suar para esfriar o próprio corpo e precisam encontrar refúgio em um local com sombra.

De acordo com uma reportagem do portal americano IFL Science, se as cobras ficarem muito tempo expostas ao calor, elas podem perder o sentido de orientação. Segundo a entrevista, o metabolismo delas também pode ser modificado, levando-as a ter uma falsa sensação de fome e desejo de comer a primeira coisa que eles vêem. Como as cobras em cativeiro geralmente vivem sozinhas e comida não é rotineira, elas acabam atacando a si mesmos.

Quando uma cobra começa a auto-canibalizar, reduzir a temperatura, desligar lâmpadas de calor e borrifar água fria no animal pode ajudar a aliviar o estresse e fazer a cobra deixar de se comer, embora, por vezes, a intervenção de um veterinário é necessária.

Apesar destes meios, na maioria das vezes, estes episódios podem ser fatais. Isso porque as cobras evoluíram para capturar o alimento de tal forma para não deixá-lo fugir uma vez que ela começar a comer.

Robert Mott, o cinegrafista, estava dentro de uma loja de animal de estimação quando ele se deparou com esta serpente e afirmou na descrição no YouTube que o proprietário não estava imediatamente disponível para ajudar (apesar de não soar com muito esforço, até porque o homem optou por rir e filmar em vez de exigir a atenção de um funcionário).

Embora não haja informações básicas sobre quando a cobra foi alimentada pela última vez ou o que era a temperatura interna do tanque, só o fato de que a cobra está dentro do prato de água pequeno já não é um bom sinal. A cobra começa a tirar sangue em si mesma no meio do caminho durante o vídeo, e, infelizmente, não se sabe qual foi o resultado deste incidente.

129 COMENTÁRIOS

    • A lei permite isso e não existe isso de ”cobra não é bicho de estimação”, muito pelo contrário é o bicho mais domesticado na Índia e sudeste asiático. Gato é um bicho selvagem e assim foi por muito tempo até o ser humano domesticá-lo, cachorro é um bicho selvagem e assim o foi por muito tempo até o ser humano domesticá-lo, resumindo, em outras palavras, quase todos os bichos podem ser domesticados. Tem petshops que lidam com lagartos, cobras, hamster, porquinho-da-índia, camundongo, gerbo, coelho, chinchila, etc. e esses são básicos em alguns petshops.

    • Ok, não estou me referindo ao fato dela se comer, pelo que sei esse comportamento é devido ao alto teor de estresse. Estresse esse, por sua vez, desencadeado por estar em cativeiro. Minha opinião é contra ao cativeiro, por isso sigo dizendo, serpentes e cobras não são animais para serem tratados como pet.

  1. É triste.. São lindas e não merecem isso seu lugar é na natureza todos os animais precisam casar ter o seu extinto selvagem e sobreviver… O cara q rio e filmou merecia viver dentro de uma caixa de vidro e passar fome e outras necessidades pra saber o quão ela estava sofrendo.

  2. Triste, triste. Cobras e todos os outros animais silvestres nunca vão ser animais de estimação, uma hora ou outra a “domesticação” será um desastre, seja pro próprio animal ou para o dono. 🙁

  3. Galera, só pra esclarecer alguns pontos… Já vi esse video a um tempo atrás, e acho ridículo tbm o cara deixar a serpente fazer isso e ainda achar graça, mas ela fez isso por algum distúrbio, alguma disfunção cerebral, e não de fome. Só pra ser mais claro, já acompanhei serpentes que morreram de fome por estresse em cativeiro, e elas não se devoram. E outra, se fosse o caso de fome extrema significaria muito (muito mesmo) tempo sem comer, ela estaria muito magra, com muita pele flácida, que não é o caso.

    • isso dai é outra espécia e não jiboia, que já foi verificado disturbios de comportamento em alguns exemplares que pode ter sido por causa de reprodução com finalidade deconseguir padrões de cores ( como se fosse raças de cachorro, mas n chega a tanto). Um animal n se come por fome e sim por algum delirio, pode ter sido até por causa de estresse sim, ai já é ignorância do dono, mas pode n ter sido.E é filho da puta o cara ficar filmando isso e deixar acontecer. Serpentes (depende da sp.) ficam um grande tempo sem comer. Jiboia fica ate meses, é raro criador deixar o bicho morrer de fome, é mais comum ver pessoas super alimentando os animais. O meu que ainda é filhote come em 2 em 2 semanas, as vezes chega a 3. Tomando cuidado do ambiente, lugar adequado, umidade, temperatura e alguns detalhes, é um animal fácil de criar!

  4. Fernanda Aysllan , Fernanda …. Mds !!! Que dó …. Nossa , já me dá um desespero que eu vou lá e estico a cobra até ela se ” soltar ” de novo . ( eu poderia fazer isso ? ) ou nesse caso tem que deixar ? Existe algum jeito de curar esse stress dela ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui