Cobras são seres que, se expostos à situações muito estressantes, podem ficar desorientadas e começarem a se auto-devorar. A ação, conhecida internacionalmente como Ouroborus (Do grego antigo: οὐρά (oura) significa “cauda” e βόρος (boros), significa “devora”), acontece quando os animais fazem um círculo e começam a se auto-devorar pela cauda. Na alquimia, este símbolo simbolizava a eternidade e atualmente o comportamento é mais comum em animais que vivem em cativeiro.
Cobras são animais, literalmente, de sangue frio, o que significa que elas não são capazes de regular a temperatura do corpo. Para se aquecer, elas precisam de fontes externas de calor (como o sol ou uma lâmpada, no caso de uma cobra de estimação), mas se ficar muito quente, eles não são capazes de suar para esfriar o próprio corpo e precisam encontrar refúgio em um local com sombra.
De acordo com uma reportagem do portal americano IFL Science, se as cobras ficarem muito tempo expostas ao calor, elas podem perder o sentido de orientação. Segundo a entrevista, o metabolismo delas também pode ser modificado, levando-as a ter uma falsa sensação de fome e desejo de comer a primeira coisa que eles vêem. Como as cobras em cativeiro geralmente vivem sozinhas e comida não é rotineira, elas acabam atacando a si mesmos.
Quando uma cobra começa a auto-canibalizar, reduzir a temperatura, desligar lâmpadas de calor e borrifar água fria no animal pode ajudar a aliviar o estresse e fazer a cobra deixar de se comer, embora, por vezes, a intervenção de um veterinário é necessária.
Apesar destes meios, na maioria das vezes, estes episódios podem ser fatais. Isso porque as cobras evoluíram para capturar o alimento de tal forma para não deixá-lo fugir uma vez que ela começar a comer.
Robert Mott, o cinegrafista, estava dentro de uma loja de animal de estimação quando ele se deparou com esta serpente e afirmou na descrição no YouTube que o proprietário não estava imediatamente disponível para ajudar (apesar de não soar com muito esforço, até porque o homem optou por rir e filmar em vez de exigir a atenção de um funcionário).
Embora não haja informações básicas sobre quando a cobra foi alimentada pela última vez ou o que era a temperatura interna do tanque, só o fato de que a cobra está dentro do prato de água pequeno já não é um bom sinal. A cobra começa a tirar sangue em si mesma no meio do caminho durante o vídeo, e, infelizmente, não se sabe qual foi o resultado deste incidente.
Olha Bruna Hellen! Vem a calhar sobre o assunto de semana passada. Interessante…
Vdd. Tadinha, deve estar sofrendo muito ou já nem existe mais.
Triste!
é triste não são todos os tipos de bicho que podem ser bichos de estimação
#silvestrenãoépet
Bruno Jhonata Morinel
Tb nao :'(
Olha que pena, Lu!! Luciana Camarotti
Tb só lembrei da nossa cobrológa, Dra. Luciana Camarotti….
Gabriela de Sena
Camilla Zecchin talvez valha a leitura
Philip Greg
Legal
Até os animais sofrem disso, mas a maioria das pessoas preferem ver a depressão como frescura ou “viadagem”, um dia será tarde demais para quererem ajudar..
PARECE O PT E ALIADOS! KKKK
Me dá uma repulsa enorme ver esse cara rindo. Nojo de gente assim….
eu senti a msm coisa
Jozelio Oliveira de Figueiredo
:'(
Fernando Carreira Exóticos Guinus Longus Durissus Rolissus Stone Exoticos Stallone Exóticos
Thais De Oliveira Neri, nem tive coragem de ver esse vídeo nao
Nossa não sei o que e pior se é os maus tratos ou o povo filmando e se divertindo com isso u.u
#Lamentável
Jhon Soares não sabia que isso era possível 😮
Flávia Souza
:O coitadinha!
Uroboros.
Adriano Jaskulski
Cobra não é bicho de estimação. Quer ter um pet, pega um cachorrinho, gato…
A lei permite isso e não existe isso de ”cobra não é bicho de estimação”, muito pelo contrário é o bicho mais domesticado na Índia e sudeste asiático. Gato é um bicho selvagem e assim foi por muito tempo até o ser humano domesticá-lo, cachorro é um bicho selvagem e assim o foi por muito tempo até o ser humano domesticá-lo, resumindo, em outras palavras, quase todos os bichos podem ser domesticados. Tem petshops que lidam com lagartos, cobras, hamster, porquinho-da-índia, camundongo, gerbo, coelho, chinchila, etc. e esses são básicos em alguns petshops.
Não é pra você. Pra outro pode ser . 😉
Não pode ser não! Daí acontece isso… Lugar desses bichos é livre na natureza!
Eu tenho 4 serpentes em casa e nenhuma delas se comeu . Qualquer animal pode ser Pet desde que seja cuidado corretamente
Ok, não estou me referindo ao fato dela se comer, pelo que sei esse comportamento é devido ao alto teor de estresse. Estresse esse, por sua vez, desencadeado por estar em cativeiro. Minha opinião é contra ao cativeiro, por isso sigo dizendo, serpentes e cobras não são animais para serem tratados como pet.
Antônio Jorge Suzart Argôlo veja q interessante!
suicídio 🙁
E alguns retardados ao redor rindo da situação… triste!!!
Lari Feitoza
Mas morreu?
Vinicius Weber
Tadiiinha 🙁
Q pena, mto triste…
Revoltante um ser vivo chegar a esse ato graças ao maus tratos sofridos!
Olha isso Henrique Nascimento
Ah, o benzeno. Kkkk
É triste.. São lindas e não merecem isso seu lugar é na natureza todos os animais precisam casar ter o seu extinto selvagem e sobreviver… O cara q rio e filmou merecia viver dentro de uma caixa de vidro e passar fome e outras necessidades pra saber o quão ela estava sofrendo.
Lucas Carvalho
esse comportamento louco é pq as vezes elas ficam el aquarios pequenos e as condições são muito ruins, ai ficam estressadas e pa e parece que altera a temperatura corporal ai ela começa a fazer essas coisas. Muito estresse e calor.
Pois é, vida!! Acabei de ler sobre, incrível porém triste
Natureza nem sempre é linda. Mas mesmo assim, pra mim, continua bela.
Dayse Egg de Resende Uruboro, lembrei da obra Kiki
Keyvan Malek
Dinah Cristina Carvalho
Nanda Vieira olha
pq deixam isso acontecer, que horror!!
No video, os caras ficam rindo disso
Que imbecil rindo e chamando de idiota a coitada..
Ouroboros
Christopher Loiola
Muito triste Yasmara Bandeira
Rayssa Manoela olha que dó!
Glauber Portella
Oroboros é vc?
Já dizia o ditado: é cobra comendo cobra! Só não sabia que essa outra cobra era ela msm.. O.o
:v
Natália Marques mas hein?
Pra você mostrar pro Artur… 😉
Judiação!
Larga de querer estragar o sonho de pessoas que gostam de criar exóticos !
Tenho uma Corn e não tem nenhum problema !!
O problema é quem fala demais !
GAME OVER !
Simplesmente falta de alimentação!
Deveriam ter evitado… Triste!!!
Apesar de eu amar bichos, tenho pavor e odeio cobras, mas mesmo assim senti pena.. gente, tadinha
Rayssa Maia Nathalya Melo olha
Tb não gosto e tenho medo de cobra, mas deu pena dessa daí.
Triste, triste. Cobras e todos os outros animais silvestres nunca vão ser animais de estimação, uma hora ou outra a “domesticação” será um desastre, seja pro próprio animal ou para o dono. 🙁
:/ que tristeza!
Clara cara…..
Meu deus que horror que dó
Alucicrazy
Rafael Stolf já viu isso?
Se estivesse solta na natureza duvido muito que isso acontecesse…
Ja viu isso Vitor Borges
Bizarro
Aayy INCREÍBLE
Pobre animal
CreiDeusPai Conrado , pensa amor, pensa …
Mayara Mesquita
Jonatha Daniel
E qual a graça de ver o animal essa situação? Que agonia… Uma pena!
Eduardo Gomes Filho
Muita ignorância….. Vontade de bater nesses idiotas que estavam rindo
Juliana Marques
Aaah que dó :'(
Eduardo Giasiano Jr. Olha amor, q do
Esse vídeo eh mto antigo, provavelmente foi algum cabaço que deixou a temperatura muito alta e pirou o bicho
Miga, vc ja tinha visto esse fenomeno? Maisa Assano Matuoka
Não Maysa ! Credo! Nunca ouvi falar na verdade!
Fiquei mt mal. Mas eh de se pensar! Enriquecimento ambiental eh tudo mesmo
Galera, só pra esclarecer alguns pontos… Já vi esse video a um tempo atrás, e acho ridículo tbm o cara deixar a serpente fazer isso e ainda achar graça, mas ela fez isso por algum distúrbio, alguma disfunção cerebral, e não de fome. Só pra ser mais claro, já acompanhei serpentes que morreram de fome por estresse em cativeiro, e elas não se devoram. E outra, se fosse o caso de fome extrema significaria muito (muito mesmo) tempo sem comer, ela estaria muito magra, com muita pele flácida, que não é o caso.
Fiquei realmente pensando no nivel de estresse que ela deveria ter chegado para ter esse tipo de comportamento. Realmente, se fosse só isso, teríamos visto esse fenomeno mais vezes.. Vc jah tinha visto isso?
Nunca vi ao vivo, só em videos. Mas isso de ela começar a comer o próprio corpo por fome, não existe… Não até onde eu sei pelo menos haha
Pessoal, mas esse comportamento não costuma ser por fome mesmo. Nós comentamos na matéria que diversos fatores podem influenciar, como a temperatura 🙂
Quem leu direito a matéria sabe que não é por fome. Agora tem gente q só vê o vídeo e vai comentar…
Jairton de Paula
Q triste isso!!! “/
Ericarla Santana
Me dói tanto ver essas coisas
Tadinha… 🙁
Tadinha
🙁
Olha Rafael Muniz
comendo o próprio rabo
Carlos Eduardo
Dante Herrero
Nossa par
Nossa que triste
Márcinho Santos
isso que da as pessoas querem ter o bicho de qqr maneira, nao cuidam direito :/ nem as cobras gostam de viver sozinhas..
Triste e revoltante!
Nossa 🙁
Que dó!
Rapha Fortino
Que doó
Elias Almeida
isso dai é outra espécia e não jiboia, que já foi verificado disturbios de comportamento em alguns exemplares que pode ter sido por causa de reprodução com finalidade deconseguir padrões de cores ( como se fosse raças de cachorro, mas n chega a tanto). Um animal n se come por fome e sim por algum delirio, pode ter sido até por causa de estresse sim, ai já é ignorância do dono, mas pode n ter sido.E é filho da puta o cara ficar filmando isso e deixar acontecer. Serpentes (depende da sp.) ficam um grande tempo sem comer. Jiboia fica ate meses, é raro criador deixar o bicho morrer de fome, é mais comum ver pessoas super alimentando os animais. O meu que ainda é filhote come em 2 em 2 semanas, as vezes chega a 3. Tomando cuidado do ambiente, lugar adequado, umidade, temperatura e alguns detalhes, é um animal fácil de criar!
Uma boxer de um amigo meu comeu o próprio útero e teve q ser sacrificada, eai? cachorro não pode ser bicho de estimação? hauhaauha. sendo legalizado e criando direito eu sou a favor!
Fernanda Aysllan , Fernanda …. Mds !!! Que dó …. Nossa , já me dá um desespero que eu vou lá e estico a cobra até ela se ” soltar ” de novo . ( eu poderia fazer isso ? ) ou nesse caso tem que deixar ? Existe algum jeito de curar esse stress dela ?
Ca Io olha só!
Patricia Corrêa
Natalia Corrêa