Não deve ser novidade para ninguém o processo de metamorfose que as lagartas se submetem para se transformarem em borboletas ou mariposas. Mas, você já conseguiu ver como funciona a transformação completa?

Transformação de lagarta em borboleta
Reprodução/YouTube

Um vídeo acelerado (time-lapse) publicado no YouTube mostra o momento que uma lagarta começa a transformação. Com as imagens mais rápidas, é possível enxergar com clareza a formação de uma borboleta-monarca (Danaus plexippus).

+ A migração das borboletas monarcas
+ 18 transformações de largatas em borboletas e mariposas

Já na fase da pupa, quando o animal está envolto no seu casulo, é possível ver o tecido que a cobre começar a ficar transparente, revelando parte das asas da borboleta em formação.

Confira o processo no vídeo gravado por Neil Bromhall abaixo:

Em um outro vídeo acelerado, é possível observar como a lagarta se prende à uma planta para começar o processo de metamorfose. Confira:

Processo completo
A transformação completa das borboletas e das mariposas acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. O início é com os ovos, postos pelos adultos geralmente em folhas de plantas. O período para eclosão dura de alguns dias até um mês dependendo da espécie.

Depois disso, então, ele se transforma em larva (lagarta). Nessa fase, o animal come mais, geralmente folhas, para guardar energias. Logo após vem a fase de pupa, onde depois de várias mudanças de pele, o animal usa fios para construir um casulo.

Nessa fase, a larva fica em estado de total repouso por um período que varia de uma semana a um mês e os tecidos do seu corpo vão se modificando. Quando a borboleta ou a mariposa está pronta, ela rompe o casulo e libera as asas.

28 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui