A Síndrome de Savant, conhecida como Síndrome do Sábio, é um distúrbio psíquico com o qual o seu portador adquire uma grande habilidade intelectual. A capacidade, no entanto, é aliada a um déficit de inteligência.

Pessoas portadoras de Savantismo são conhecidas pela sua memória extraordinária. Geralmente, os casos são registrados em pessoas que possuem autismo ou em pessoas que possuem danos cerebrais/retardo mental. Apesar do portador conseguir memorizar muitas informações, tem pouca compreensão do que armazena.

Apesar de ter sido descoberta há muito tempo, em meados de 1800, a ciência ainda busca mais informações sobre o Savantismo. Os avanços das técnicas de imageamento cerebral, entretanto, vêm permitindo uma visão mais detalhada da condição, embora nenhuma teoria possa descrever exatamente como e por que ocorre a genialidade no savantista.

Casos conhecidos

Wikimedia Commons

Kim Peek foi um norte-americano que morreu em 2009 e conhecido por ter Síndrome de Savant. Peek memorizou mais de 12.000 livros, descreveu os números de rodovias que vão para qualquer cidade, vilarejo ou condado dos EUA, códigos DDD, CEPs, estações de TV e as redes telefônicas que os servem.

Em contra partida, ele era mentalmente incapacitado e dependia de seu pai para suas necessidades básicas. Peek serviu de inspiração para o personagem Raymond Babbit, que Dustin Hoffman representou em 1988 no filme Rain Man.

Outro caso de repercussão é o de Leslie Lemke. Aos 14 anos tocou, com perfeição, o Concerto nº 1 para piano de Tchaikovsky, depois de ouvi-lo pela primeira vez enquanto escutava um filme de televisão. Lemke jamais tinha tido aula de piano, é cego, mentalmente incapacitado e tem paralisia cerebral

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui