Sam Berns foi um garoto que ficou conhecido mundialmente por sua luta contra uma doença rara conhecida como progeria ou síndrome de Hutchinson-Gilford, que causa envelhecimento precoce. O adolescente morreu de “velhice” na última semana, aos 17 anos, em decorrência da doença.
Diagnosticado com pouco menos de dois anos, Berns superou a expectativa de vida de um portador de progeria, que raramente ultrapassa os 13 anos. Em 1999, seus pais, ambos médicos, criaram uma fundação para estudar possíveis causas para o erro genético, que seguem incertos.
Mesmo com a doença, o jovem dava palestras motivacionais e gravou, em 2013, o documentário Life According Sam (A Vida Segundo Sam, em tradução livre), produzida pelo canal HBO. Nela, ele concedeu entrevistas extremamente positivas, onde diz ser uma pessoa feliz e agradecendo aos amigos e família pelas boas experiências que teve.
De acordo com um reportagem de portal Terra, centenas de pessoas, incluindo o dono da equipe de futebol americano New England Patriots, Robert Kraft, compareceram ao funeral de Sam. A amizade com o dono do New England Patriots veio após o documentário. Considerado uma inspiração, o garoto foi convidado para acompanhar os jogadores em partidas e era lembrado com dedicatórias dos atletas após bons resultados.
o curioso caso de sam berns
Feeling like Benjamin Button
João Rocha
parente do neni kkkk
Essa semana tem um documentário no Discovery Channel sobre essa doença!
assisti ao documentário, que frisa a dedicação da mãe em encontrar algo que possa retardar o envelhecimento da células!
que triste….