Podendo atingir até 2 metros de envergadura nas asas, a raposa-voadora (Pteropus vampyrus) é o maior morcego do mundo. Além disso, é também o maior mamífero capaz de voar. Estes animais, pertencentes ao gênero Pteropus, estão representados por 60 das 1.000 espécies de morcegos que existem. O resto das espécies é bem menor e em geral se alimenta de insetos e animais pequenos como peixes e ratos.

divulgação

Encontrados no sudeste Asiático, estes morcegos podem percorrer longas distâncias espalhando sementes por grandes áreas, ajudando assim na polinização, uma vez que o néctar e o pólen das flores também fazem parte da sua dieta.

Steve Garvie/CC BY-NC-SA

Como acontece com a maioria dos morcegos, o período de maior atividade da raposa-voadora é de noite. De acordo com o site americano RedList, estes animais não usam o ultrassom, comum a outras espécies de morcegos. Por conta disso, quando sai na escuridão, movimenta-se por meio do som, do olfato e da visão. Esses animais têm o hábito de voltar sempre para o mesmo lugar para alimentar-se. Quando a comida acaba, partem em busca de novas fontes, e chegam a voar centenas de quilômetros em uma única direção.

Rikrak/CC BY-NC-ND

Para garantir esse feito, esses animais possuem ossos leves e poucos músculos nas pernas. Com muito tempo de voo vem a necessidade de os morcegos ficarem de cabeça para baixo quando estão descansando: suas pernas não são fortes o suficiente para mantê-los de pé por muito tempo. Pendurar-se é uma forma de aliviar o peso e o cansaço de longas horas de voo.

Steve Johnson/CC BY-NC-SA

20 COMENTÁRIOS

  1. Também se distribuem pela Oceania, África e Austrália. Seria maravilhoso encontrar alguns desses pelo caminho, uma vez que se alimentam apenas de frutas e néctar. E ainda sobre o tamanho, alguns são pequenos, chegando a ter alguns poucos centímetros…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui