Se você tem um gato, provavelmente já se perguntou o porquê de seu bichano ficar ronronando em determinados momentos do dia, como se tivesse um pequeno tratorzinho dentro dele. Um dos boatos mais ouvidos entre os amantes destes animais é que o “ronrom” só é feito quando o animal está feliz, porém, a habilidade também pode significar outras coisas.
De acordo com o artigo Purrfect sound, publicado na revista International Cat Care, em 2013, o ronrom dos felinos expressa diversas emoções e acontece quando o músculo da laringe faz com que as pregas vocais do animal vibrem rapidamente conforme o ar da respiração passa pela região. São cerca de 30 vibrações por segundo, e existem pequenas pausas, quase imperceptíveis, entre o inspirar e o expirar do bichano.
“A teoria mais aceita é que o ruído é uma forma de os filhotes se comunicarem com a mãe ou com os irmãos de ninhada”, conta o especialista em felinos Carlos Alberts, professor de zoologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em entrevista ao Clique Ciência. Para ele, o ronronar pode ser interpretado como uma forma de os gatos dizerem que precisam da mãe ou que querem carinho, de onde se conclui que é mais ou menos assim que os bichanos enxergam seus donos – como a figura materna.
Leia também:
Por que gatos gostam tanto de caixas?
Gatos podem se drogar com ervas que ativam instintos predatórios
Segundo pesquisas, os gatos ronronam já a partir dos seus primeiros dias de vida e as vocalizações felinas, incluindo o miado, se desenvolvem ainda no primeiro ano de vida do animal. Exclusivamente no ronrom, especialistas acreditam que eles sinalizam alegria, tristeza e até coação – quando ficam intimidados ou encurralados. Em geral, sons agudos indicam euforia, enquanto sons mais graves denotam medo.
Diferente do ‘rrrrrr’ produzido pelos gatinhos, o miado é usado para se comunicar com os humanos e é produzido de boca aberta. As vibrações das cordas vocais não são rápidas como quando eles ronronam e existe a projeção do ar para a saída do som, o que envolve mais o diafragma.
Alguns pesquisadores defendem que felinos silvestres, como guepardo, tigre, leão e onça, não ronronam, mas emitem um sinal de vocalização parecido durante sua respiração. Entre os gatos domésticos, nem todos emitem o som. As raças orientais, geralmente com pelo curto, vocalizam mais. Já as raças ocidentais, com pelos mais longos, são mais silenciosas. Existem também casos documentados de um sistema semelhante ao ronronar em ursos, hienas e outros animais que nada têm a ver com os felinos.
Amo ronrom
Eduardo Marzari
Ana Porto Thayara Carrasco
Eduardo Nogueira
Viu Mayza Kovacs sua teoria estava errada! :p
Débora Brito Emilly Thaissy Elaine Costa Alves Severino Siqueira Edna Alves Rodrigues Thainan Rodrigues leia a matéria e veja que interessante
Rosilene Servare
Carla Costa
Tatiana Otsubo
A Nina tem um motor 2.0…kkkk
Como são lindos!..
Gabriela Bernardes Bianca Rodrigues
Bianca nem sabia q filhotes ronronavam também, deve ser mto fofin
Karen! 🙂
“Para ele, o ronronar pode ser interpretado como uma forma de os gatos dizerem que precisam ou que querem carinho” kkkkk lembrei de algo David Lima
Jacqueline Bressan