Uma nova espécie de crustáceo, apelidada como “tatuzinho cavernícola”, foi descoberta na Bahia e relatada recentemente na revista científica PLOS One. O animal, encontrado pelo professor Rodrigo Lopes Ferreira, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA-DBI), tem como característica peculiar construir abrigos para si.

Iuiuniscus iuiunensis
(Foto/Reprodução: Ascom/UFLA)

Nomeado cientificamente como ‘Iuiuniscus iuiunensis‘, o crustáceo mede pouco mais de um centímetro quando adulto e pertence a uma subfamília e gênero novos. Segundo informações da assessoria de comunicação da UFLA, a descrição morfológica do animal foi feita com o apoio dos pesquisadores Leila Souza, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e André Senna, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Membro da ordem Isopoda, o “tatuzinho” foi encontrado pela primeira vez em 2007, em uma caverna localizada em Iuiu, sudoeste da Bahia, contudo, a descrição da espécie só começou há cerca de dois anos. “Já temos outros animais encontrados lá sendo descritos. Não começamos o trabalho de descrição assim que descobrimos, esse intervalo de tempo é comum”, explicou Ferreira.

Iuiuniscus iuiunensis
Nova espécie em sua troca do exoesqueleto, dentro de abrigo construído. (Foto/Reprodução: Ascom/UFLA)

Ainda segundo Ferreira, o que chamou a atenção na espécie foi a característica incomum de construir abrigos, o que era considerado um comportamento único em animais da subordem Oniscidea, a qual pertencem apenas os isópodes terrestres. A nova espécie, porém, é encontrada tanto em solo quanto em lagoas dentro de cavernas.

A conclusão inicial dos pesquisadores envolvidos na descoberta é que o animal constrói abrigos para se proteger contra predadores durante a troca do exoesqueleto.

55 COMENTÁRIOS

    • Sim, ele pertence a Ordem Isopoda e provavelmente a Família Styloniscidae (muito comum em ambiente cavernícola). Ele também possue hábitos semiterrestres semelhante aos membros da Família Ligiidae.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui