Conhecidos internacionalmente como Golden Tortoise Beetle, os besouros-de-ouro (Charidotella sexpunctata) são insetos naturais da América do Norte que chamam a atenção por lembrarem pequenas joaninhas douradas.

Charidotella sexpunctata
Reprodução/chimetsetan/Project Noah

O animal, que varia de entre 5 e 7 milímetros de tamanho, costuma ser encontrado nas folhas de uma planta conhecida como glória-da-manhã, seu principal alimento. Os besouros de ouro são conhecidos também por possuírem uma película transparente que o cobre e que o da habilidade de poder mudar de cor.

Um artigo publicado pelo portal Scientific American revelou que isso acontece porque a parede interna dessa película que o envolve é coberta com uma microscópica camada de líquido, e qualquer alteração nessa camada modifica a cor refletida pelo besouro. Esta camada possui uma série de válvulas minúsculas que controlam os níveis de umidade do animal.

Charidotella sexpunctata
Reprodução/chimetsetan/Project Noah

A alteração da coloração normalmente ocorre quando o inseto é perturbado ou quando está em período de acasalamento. As cores que esses insetos podem apresentar variam do dourado ao castanho, passando pelo azul, verde e até alaranjado com pintinhas pretas.

Charidotella sexpunctata
Reprodução/chimetsetan/Project Noah

18 COMENTÁRIOS

  1. Eu achei uma joaninha ou besouro mas parece uma joaninha de ouro coisa muito linda estava caminhando na praia quando vi algo brilhar olhei bem de perto esse baixinho minúsculo brilhante levei para minha casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui