Os anfíbios  constituem uma classe de animais vertebrados e pecilotérmicos que tem como característica mais marcante o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções. Atualmente, estão catalogadas cerca de seis mil espécies vivas de anfíbios no Amphibian Species of the World.

Nesta lista você vai encontrar alguns dos sapos e rãs mais diferentes da natureza.

Orange-legged leaf frog

DanielVelho/Project Noah

Também conhecido como sapo-macaco (Phyllomedusa oreades), é uma espécie de anfíbio da família Hylidae endêmica do Brasil. Os seus habitats naturais são: matagal árido tropical ou subtropical, pastagens de várzea árida tropical ou subtropical.

Rã-dardo-venenosa-azul

B. Smith/CC BY-NC-SA

A rã-dardo-venenosa-azul (Dendrobates azureus) pesa aproximadamente 8 g e atinge entre 3 e 4,5 cm de comprimento. É encontrada nas florestas rodeadas pela savana de Sipaliwini, no sul do Suriname, e pode ser encontrada também no Brasil.

Sua cor azul brilhante serve como alerta para predadores. As glândulas de veneno localizadas na pele são um mecanismo de defesa contra potenciais predadores. O veneno paralisa e algumas vezes mata o predador.

Sapo de Vidro

Jonathan Sequeira/Project Noah

Podendo atingir até cerca de 2,5 cm de comprimento, a marca dos sapos de vidro é o estômago ‘translúcido’, de modo que você vê é parte do intestino e do coração. É considerada uma espécie ameaçada. Os ovos são brancos e pretos, e encontrados numa massa gelatinosa suspensa a partir da ponta de uma folha. Este tipo de sapo se alimenta de pequenos insetos, como grilos e moscas minúsculas mariposas.

Sapo Arlequim

Reprodução/obviousmag.org

Natural da Costa Rica, o Sapo Arlequim (Atelopus varius) comumente conhecido como sapo palhaço, possui uma coloração exuberante que serve para advertir os outros animais sobre seu perigo. Na Costa Rica ele já é considerado como extinto, mas alguns exemplares da espécie já foram vistos no Panamá.

Perereca de olhos vermelhos

SergeiKoultchitskii/Project Noah

Conhecida internacionalmente como Red-eyed tree frog (Agalychnis callidryas), é um animal endêmico de florestas na Costa Rica.

Sapo-boi-indiano

Susheel Shrestha

O Hoplobatrachus tigerinus ou Sapo boi indiano pode ser encontrado na Ásia, Paquistão, Afeganistão e Nepal. Além disso, os machos desta espécie ficam com o corpo amarelo e o saco vocal azul na época de acasalamento.

Gray tree frog

David/Project Noah

Este sapo (Hyla versicolor) possui barriga amarela brilhante e sua volta varia de verde-claro a cinza escuro.

Rã-arborícola-europeia

ricardgarcia5/Project Noah

Conhecida internacionalmente como European tree frog (Hyla arbórea), é encontrada em locais com vegetação úmida.

Weale’s Running Frog

AshleyT/Project Noah

O Weale’s Running Frog 9 Semnodactylus wealii) costuma ser encontrado em locais como África do Sul e Suazilândia. Os seus habitats naturais são do tipo mediterrâneo, com vegetação arbustiva, pastagens temperadas, pântanos, marismas de água doce, marismas intermitentes de água doce, nascentes de água doce, pastagens, áreas de armazenamento de água e lagoas.

Small Gliding Frog

Adarsha B S/Project Noah–

Sapo da espécie Rhacophorus lateralis, em extinção e encontrada em parte do Sul da Índia.

Prince Charles Torrenteer

Andreas Kay/Project Noah

Este sapo da espécie Hyloscirtus princecharlesi pertence à família Hylidae e é endêmico do Equador. A espécie foi descoberta em 2012 e batizada em homenagem ao príncipe Charles pelo seu esforço na conservação das florestas tropicais.

Granular Poison Dart Frog

MatthewKritzer/Project Noah

Os sapos da espécie Oophaga granuliferus são endêmicos da Costa Rica e conhecidos pelo veneno que usam para se proteger.

Pumpkin toadlet

João Burini/Project Noah

Conhecido internacionalmente como Pumpkin toadlet, este sapo pertence à espécie Brachycephalus ephippium, endêmico no Brasil. São venenosos e sua característica principal é que raramente eles pulam, se movimentando de forma lenta.

95 COMENTÁRIOS

  1. nesta lista tinha de constar aquele sapo feio (qual o nome??) q carrega os filhotes embutidos em buracos nas costas!!
    aquele, sim, é extra-estranho!!…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui