Conhecido internacionalmente como Mimic octopus (Thaumoctopus mimicus), o polvo mímico ficou conhecido pela sua incrível capacidade de imitar outros animais aquáticos como forma de defesa. Desde quando foi descoberto em 1998, na Indonésia, cientistas tem observado a habilidade do animal. Um vídeo mostra o polvo imitando serpentes do mar, um peixe-leão e peixes-chatos para evitar predadores.

Podendo atingir cerca de 60 centímetros de comprimento, são tipicamente listrados com tons de marrom e branco. Até a sua descoberta, apenas polvos com capacidade de mudar de cor e textura para camuflagem tinham sido observados.

Mimic octopus
Reprodução/Curio World

De acordo com o portal Marinebio, pesquisadores da Universidade da Tasmânia, na Austrália, e da Universidade de Leeds, na Inglaterra, analisaram o animal por muito tempo para traçar parte da sua habilidade. Apesar de o mimetismo ser uma estratégia comum para sobrevivência na natureza, o polvo mímico seria a primeira espécie conhecida a assumir as características de várias outras espécies, segundo as pesquisas.

Mimic octopus
Wikimedia Commons

As criaturas que imitam incluem:

Solefish: Estes peixes venenosos são imitados pelo polvo mímico através da construção de velocidade através de propulsão a jato. Para isso, ele atrai todos os seus braços juntos em uma cunha em forma de folha, e se ondula na forma de um peixe liso nadando.

Peixe-leão: Para imitar o peixe leão, o polvo paira acima do fundo do oceano, com seus braços abertos, atrás de seu corpo para assumir a aparência das barbatanas do animal.

Cobras do mar: o mímico ainda enterra parte de seu corpo e deixa apenas parte dos seus tentáculos para fora, a fim de intimidar o predador como uma cobra do mar.

Os cientistas acreditam que esta criatura ainda pode tentar se passar por anêmonas, arraias, camarão mantis e até mesmo água-viva.

Mimic octopus
Reprodução/Marine Bio

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui