O fundo do mar pode ser um lugar muito assustador. Entre as diversas espécies que habitam as profundezas, conheça 9 que dão medo em muita gente.

Peixe-diabo negro

Peixe-diabo-negro
Reprodução

O peixe-diabo negro (Melanocetus johnsonii) é uma espécie de peixe encontrada em todos os oceanos. Costumam viver em profundidades que variam entre 100 e 2 mil metros e são capazes de atrair suas presas com uma falsa isca.

Os animais possuem uma espécie de saliência luminescente que se agita sobre a cabeça, o que atrai a presa Há um grande dimorfismo sexual em tais animais, uma vez que as fêmeas chegam a medir 18 centímetros, mas os machos, porém, crescem apenas até três centímetros.

Lula Gigante

Lula gigante
Associated Press/KOJI SASAHARA/ Tsunemi Kubodera do National Science Museum do Japão, HO

A lula-gigante (Architeuthis spp.) é um cefalópode da ordem Teuthida, conhecida por ser o segundo maior invertebrado existente na Terra, perdendo apenas para a lula-colossal. As oito espécies do género habitam as profundezas dos oceanos e os machos podem atingir o comprimento de 10 metros e as fêmeas podem atingir 13 metros. Estes animais podem pesar até 500 quilos.

Peixe-víbora

Viperfish
Reprodução

Conhecido como peixe-víbora, o Viperfish é um peixe de água salgada no gênero Chauliodus. Possui dentes longos em forma de agulha e mandíbulas inferiores articuladas. Crescem de 30 a 60 centímetros.

Miracéu

Miracéu
Reprodução/Andrecafe/Blogspot

O nome destes peixes em português, pertencentes à família, são derivados da sua habilidade na hora da caça. Eles se enterram na areia e ficam apenas com o rosto de fora, virado para cima. Os miracéus penetram no solo de uma maneira com a qual podem sair rapidamente, e passam longos períodos de tocaia, esperando uma presa aparecer.

Miracéu
Reprodução/Andrecafe/Blogspot

Moreia

Moreia
Divulgação/Ricardo Cordeiro

As moreias são peixes ósseos da família dos murenídeos (Muraenidae), tendo como uma das suas principais características o corpo longo e cilíndrico. Existem cerca de 200 espécies distribuídas por 15 géneros. A maior delas mede 4 metros de comprimento.

As moreias habitam cavidades rochosas e são animais carnívoros. Não têm escamas e, para proteção, algumas espécies expelem da pele um muco que contém toxinas.

Peixe Ogro

Peixe-ogro
Reprodução/Wikimedia Commons

O peixe-ogro (Anoplogaster cornuta) é uma espécie de peixe que é capaz de viver em profundidades que variam entre 500 e 5 mil metros. Chegam a medir até 18 centímetros, possuindo grandes dentes que impedem que ele feche completamente sua boca, e que servem também para prender suas presas.

Lula-vampira-do-inferno

lula-vampira-do-inferno
Divulgação

Conhecidas como Lula-vampira-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis), este animal recebe este nome devido ao vermelho vivo e brilhante do seu corpo, além dos olhos luminosos e das membranas que colam seus tentáculos uns aos outros.

Tatuíra

tatuíra
Reprodução

Tatuíra é o nome brasileiro que define um grupo de crustáceos gigantes. Lembrando uma barata gigante, os animais do gênero Bathynomus habitam mares a profundidades significativas. Os maiores exemplares chegam a alcançar mais de 40 centímetros de comprimento, o que requer duas mãos adultas para segurá-los.

Tubarão-duende

Tubarão duende
Divulgação

O tubarão duende (Mitsukurina owstoni) talvez seja a espécie de tubarão mais diferente do reino animal no quesito aparência. Seu focinho é alongado e eletro-sensível, para que ele possa sentir a presença de possíveis presas, por exemplo.  Além disso, possui dentes em forma de agulha que destroçam as suas presas.

33 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui