O Urubu-rei (Sarcoramphus papa) é uma ave estreitamente carnívora que costuma se alimentar de corpos de animais em putrefação. Conhecido também como urubu-real, urubu-branco e urubutinga, é pertencente da família Cathartidae.
Das sete espécies de urubus existentes, ele é o maior Urubu e também o mais colorido de todos os seus parentes. Sua variação cor na parte superior está entre tons de vermelho, amarelo e laranja. Seu lado inferior é branco e possui plumagem branca e negra nas asas.
Estas aves podem chegar a uma envergadura de 2 metros e peso variando de 3 a 5 quilos.
Como todos os outros urubus, este animal desempenha um importante papel saneador, eliminando matérias orgânicas em decomposição. O suco gástrico dos urubus é bioquimicamente tão ativo que neutraliza as toxinas cadavéricas e bactérias, eliminando perigos posteriores de infecções.
O urubu-rei possui uma distribuição abrangente, que vai de toda a América Latina até ao sul do México. Mesmo sendo presente em todo o Brasil, é mais comum nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
É um animal que corre risco de extinção devido à baixa reprodução da espécie e à degradação constante do seu habitat natural.
Lindo demais!!!!!
Angelica Carvalho….kkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk Fabiano Baldissera, Priscila Peroco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bicho bonito demais.