Uma nova espécie de lagarto, que teria vivido há cerca de 80 milhões de anos na região onde hoje é o Brasil, foi anunciada por pesquisadores em uma publicação na revista científica Nature Communications nessa quarta feira (26). A espécie, que recebeu o nome Gueragama sulamericana, foi identificada através de um fóssil encontrado na cidade de Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná.
Os responsáveis pela descoberta, cientistas da Universidade do Contestado, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Alberta, no Canadá, disseram que esta se trata da primeira espécie de lagarto acrodonte – que tem os dentes presos diretamente no maxilar superior – descoberta na América do Sul.
Pertencentes a um grupo conhecido como “lagartos iguania”, que tem mais de 1700 espécies conhecidas, os acrodontes pertencem ao Velho Mundo, Por isso, a descoberta do G. sulamericana em terras do Brasil provocou surpresa. Para os cientistas, isso sugere que o grupo atingiu uma distribuição global quando ainda havia o continente Pangeia.
“Trata-se de um elo perdido quanto à paleobiogeografia e possivelmente quanto às origens do grupo, então é uma evidência boa que sugere que no Cretáceo inferior, a parte do sul da Pangeia ainda era um tipo de um bloco continental único”, diz Michael Caldwell, professor da Universidade de Alberta.
Agora só precisamos saber como era o nicho dessa espécie e que tipo de mutações pode ter gerado ja que houve migração para América do Sul onde o clima é quente e variavel
Luciana Sá mostra para Felipe.
Olha professora Marisa Mesquita. Bjo
Valeu vou ver, bjs.
Juan Martinez
Lerei. <3
Renaan
Queria que conhecer essas especiees !
Silvia Regina Gobbo, is true?
sim, aqui está melhor
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/08/nova-especie-de-lagarto-de-80-milhoes-de-anos-e-descoberta-no-brasil.html
Opa…!
Diego Carneiro
Gabriel Marçal