Uma nova espécie de lagarto, que teria vivido há cerca de 80 milhões de anos na região onde hoje é o Brasil, foi anunciada por pesquisadores em uma publicação na revista científica Nature Communications nessa quarta feira (26). A espécie, que recebeu o nome Gueragama sulamericana, foi identificada através de um fóssil encontrado na cidade de Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná.

(Foto: ilustração/Julius Csotonyi/Divulgação)

Os responsáveis pela descoberta, cientistas da Universidade do Contestado, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Alberta, no Canadá, disseram que esta se trata da primeira espécie de lagarto acrodonte –  que tem os dentes presos diretamente no maxilar superior – descoberta na América do Sul.

Pertencentes a um grupo conhecido como “lagartos iguania”, que tem mais de 1700 espécies conhecidas, os acrodontes pertencem ao Velho Mundo, Por isso, a descoberta do G. sulamericana em terras do Brasil provocou surpresa. Para os cientistas, isso sugere que o grupo atingiu uma distribuição global quando ainda havia o continente Pangeia.

“Trata-se de um elo perdido quanto à paleobiogeografia e possivelmente quanto às origens do grupo, então é uma evidência boa que sugere que no Cretáceo inferior, a parte do sul da Pangeia ainda era um tipo de um bloco continental único”, diz Michael Caldwell, professor da Universidade de Alberta.

(Foto: Tiago Simoes e Adriano Kury/Divulgação)

14 COMENTÁRIOS

  1. Agora só precisamos saber como era o nicho dessa espécie e que tipo de mutações pode ter gerado ja que houve migração para América do Sul onde o clima é quente e variavel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui