O Instituto Rio Itariri, localizado na cidade de Pedro Toledo, em São Paulo, tem ganhado destaque nacional e se tornado referência no tratamento de animais abandonados ou que sofreram maus tratos. Reconhecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o local, que também é conhecido como Sítio Dona Gertrudes, é considerado um mantenedor de animais silvestres pelo órgão.

Instituto Rio Itariri
Foto/Reprodução: Arquivo/Rio Itariri

De acordo com Bruna D’Ugo, membro da organização, a inciativa foi criada pelo advogado Fábio Rogério de Souza e hoje é mantida por ele e sua esposa, Luciana Souza. Atualmente, o instituto não recebe nenhuma ajuda governamental para se manter. “É uma inciativa totalmente privada e que precisa de ajuda para crescer e ter visibilidade. Os gastos são absurdos e a cada dia surgem mais animais abandonados ou que sofreram maus tratos”, explica.

Ainda de acordo com Bruna, o instituto já recebeu animais do país inteiro, como zoológicos particulares ou públicos que tiveram que fechar as portas por falta de verba. Ao todo, são cerca de 300 animais, entre jabutis, avestruzes, javalis, cobras (incluindo uma das maiores Pítons do país, com 6 metros), macacos prego, papagaios, araras, tamanduá bandeira, tucano, jacaré, cacatua, búfala, cavalos, iguana, vacas, saguis, guaxinins e outras espécies.

Rio Itariri
Foto/Reprodução: Arquivo/Rio Itariri

“Daqui um tempo acreditamos que o Instituto conquistará o título oficial de zoológico. Por enquanto somos considerados mantenedores pelo Ibama. O que estamos fazendo para angariar fundos são algumas visitas monitoradas, com grupos de até 30 pessoas, às sextas e sábados”.

O sítio fica localizado na cidade de Pedro de Toledo, próximo de Peruíbe e Itariri.

Cursos
Por ser mantido com fundos particulares, o instituto precisa de ajuda para cuidar dos animais. Entre as formas de arrecadar verba, a instituição organiza cursos, sempre com duração de um final de semana, com aulas práticas e teóricas feitas com professores e biólogos.

Instituto Rio Itariri
Cursos são realizados como arrecadação de renda para o instituto
Foto/Reprodução: Arquivo/Rio Itariri

Em 2015, um curso já está programado para os dias de 6 a 8 de fevereiro sobre manejo e manutenção de mamíferos. Entre os temas abordados estão biologia e manejo; resgate e recolocação de fauna em rodovia e reconhecimento de rastros e pegadas em vida livre.

Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 99137-7979.

Para conhecer mais o trabalho do instituto, acesse a sua página no Facebook.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui