A edição 2015 de um tradicional evento chinês que serve carne de cães como principal alimento está causando fuor entre ativistas e protetores de animais de todo o mundo. No Yulin Dog Meat Festival, realizado há mais de 10 anos na província de Guangxi, em Yulin, milhares de cachorros são mortos, alguns queimados ou cozidos vivos. Em 2014, de acordo com uma reportagem do periódico britânico The Guardian, mais de 10 mil cachorros serviram como alimento durante o evento. Este ano, mais uma edição do festival está programada para acontecer neste domingo (21).

Yulin Dog Meat Festival
(Foto/Reprodução: Humane Society International/Facebook)

De acordo com informações do jornal australiano The Sydney Morning Herald, o evento, que é criticado por diversas culturas mundialmente, é uma celebração do solstício de junho. Em sua última edição, manifestantes reuniram-se em Yulin numa tentativa de parar caminhões de entrega e comprar cães vivos de volta de alguns participantes.

Segundo relatos, o governo local teria “proibido” o festival – mas esta atitude tem sido criticada por ativistas, já que não é ilegal abater cães ou gatos na China e, portanto, o evento é esperado que continue mesmo com a suposta proibição.

Yulin Dog Meat Festival
(Foto/Reprodução: Duo Duo Animal Welfare Project)

A organização Humane Society International chama o evento de “festival de crueldade” e diz que a maioria dos cidadãos chineses abominam o que acontece lá. Em maio deste ano, a presidente de uma ONG de proteção aos animais, Peter Li, foi disfarçada em Yulin e testemunhou os preparativos para o festival em pleno andamento.

“Abates em massa de cães ainda estão acontecendo em Yulin, apesar de as autoridades locais tentarem dar a impressão de que é ele foi encerrado”, disse Li ao MailOnline

PETIÇÕES
Várias petições foram criadas pedindo aos governos chineses para deterem os eventos infernais em Yulin, recebendo mais de 850 mil assinaturas on-line. Uma petição, organizada pela ONG Duo Duo, com sede na Califórnia, também apontou para os riscos de infecções anti-rábica em Yulin. Ao todo, houveram 338 casos notificados entre 2002 e 2006, tornando Yulin uma das cidades mais afetadas da China, de acordo com a petição.

Além destas, diversas outras petições pedem o fim imediato do evento deste ano. Uma delas, publicada no site Change, já tem mais de 2 milhões de assinaturas. Para colaborar, clique aqui.

197 COMENTÁRIOS

    • cachorro= amigo do homem, todo mundo gosta, fofo / vaca= todo mundo gosta de comer , quem n ve isso parece que tem probleminha. Tb nao tenho pena se um rato morrer pq o bicho é nojento. vc sente pena de rato/barata só pq é ser vivo?

      • Está comprovado que as vagas são fiéis aos seus donos carinhosas e gostam de afagos pacíficas Maes dedicadas. QUEM come carne não mata mas paga para outros matarem e na verdade comem cadáveres que nem sabem a quanto tempo foram TORTURADOS PELA NOSSA IGNORÂNCIA e digo bovinos digo suínos, galinhas e todos e quaisquer animais incluindo os peixes. Tenta colocar um anzol em tua boca e puxar você ?

    • Já que estamos “dando valor” à vida, vamos pensar que o cachorro, por ser mais amigável e companheiro do homem, sempre foi designado para outras funções na sociedade, que não o abate. Gera um certo espanto a ideia de comer um animal tão próximo da gente. Enquanto que porcos, galinhas e bois, sempre foram criados próximo ao homem como abate, inclusive sendo selecionado as linhagens que se adequasse ao corte. Em cachorros e gatos, foram selecionados linhagens que se adequassem ao companheirismo, à amizade, etc..

      É ruim generalizar animais simplesmente como “animais”, sendo que cada um ter sua particularidade…

      • Concordo que certos animais por milhares de anos nos acompanham como guardiões os gatos eram deuses no Egito …

        No entanto de déssemos uma oportunidade o ser humano descobriria que outros animais também tem mais inteligência e sentimentos do que nossa espécie a única egoísta deste planeta. Os porcos são tão inteligentes como os cães e aprendem vários truques, as galinhas e patas são Maes protetoras e se derem carinho acompanham você como os cães. Os cavalos e vacas são meigos e apegam-se aos donos.

    • Ler sobre esse festival, achar tão : monstruoso e perceber que ainda existe pessoas aqui do nosso país que apoiam isto, que não veem mal nisso, não é apenas o consumo de carne de cachorro .. as coisas que eles fazem são inadmissíveis .. Leem mais sobre, eles quebram os ossos deles vivos, queimam vivos, batem até matar .. Eu também sou vegetariana, por que acho que todas as vidas importam, inclusive a de um rato (como alguém citou acima, com ar de deboche) e não, não tenho medo e ”corro” quando vejo algum (sempre tem um bobinho para falar isso)! Qualquer animal que for morto, ainda mais deste modo, deve ser defendido, isso não pode ser aceitável, isso é cruel, desumano, isso NÃO É CULTURA! Tanto que muitos chineses são contra também !

      • Os vegetais são uma forma de vida sem tanta complexidade. Não possuem centros de dor ou sentimentos mais desenvolvidos como os animais que se reproduzem e tem que cuidar de seus filhos. E para isso precisam de mais sensibilidade. E por falar em RATOS existem certos tipos já próprios para adoção. Eu mesma adotei duas fêmeas que depois se reproduziram e foram também adotados. Aprendi eu meu filho e o Pai muito com esses seres super limpos, meigos, inteligentes e dedicados a quem os cuida. ENQUANTO COMERMOS NOSSOS IRMAOS ANIMAIS SEM HAVER NECESSIDADE DE SOBREVIVER A FOME; NUNCA SEREMOS DERES EVOLUIDOS NESTE PLANETA.

    • a questão em si não é o que comer, mas sim a forma que esses animais são tratados antes de serem abatidos. E isso serve para gado, galinha, cachorro, enfim…Cada um com sua escolha e cultura, mas pera lá ne, tratar um animal como um ser sem sentimento ja é demais e inaceitável no mundo que vivemos hoje!

      • Ver o que ? Já existem pessoas que com o espaço adequado deixam a vaga de estimação dormir na cozinha. Uma família nos Estados Unidod tinha uma vaca que só dormia na cozinha com o cão. Você já deu uma vaca uma oportunidade de viver com você? (animal)

    • Atia Braga falou asneira, cachorro e vaca tem a ver sim. É só questão de cultura pra diferenciar o que é importante e afetivo do que não é… Vá a índia e diga que vacas são menos importantes que cachorros pra ver.

    • Um vegetal é tão ser vivo quanto uma vaca mesmo…
      Não tem animal igual cachorro, pode ser considerado sinônimo de fidelidade! A diferença está aí, somos animais como todos eles, mas como em todo ecossistema, há os predadores e nós somos eles, com muito orgulho!
      Vamos colocar um humano frente a frente com um leão e vamos ver se ele vai ser piedoso…

    • Taísa Nascimento de Souza, não, não entendi a diferença. O que significa “animais = seres humanos = animais racionais”? Pra começar essa história de “racionais” tá pra lá de desatualizada. Em segundo lugar, onde está escrito que animais só devem comer plantas? E todos os animais carnívoros da natureza? Usar o sofrimento animal como argumento para o vegetarianismo, tudo bem. O que não concordo é com o comentário da Bruna que disse que um animal não é mais valioso do que outro mas, dessa forma, ambos são mais importantes que as plantas. Me dê uma boa razão para as plantas não terem o mesmo valor dos animais.

    • Bruna, milhares de especies animais comem proteína animal. E de todas as especies , só humanos (como você) optam por mudar a dieta natural por causa desse tipo de pensamento. Ou você acha que a girafa come vegetais por causa da consciência… “uma vaca vale mais q um cachorro”. A carne da vaca é mais saborosa e nutritiva. Por isso criamos ela para esse fim e cachorros não, e isso se tornou cultural. Fim. Abraço

    • É dura e tem gosto semelhante a frango. Assim como a carne de serpentes e crocodilos. Gosto exótico você encontra na carne de rãs, coelhos e carneiros. Cabra tem o mesmo paladar bovino. E cavalo, bem, se você come a carne seca chamada de carne de sol já sabe qual é o gosto. Só não entendi que diferença faz o tipo de cadáver, mas tudo bem. Eu não sou vegetariana, mas nunca que provaria carne de animais que eu tenho como sendo de estimação.

    • Todos tem o mesmo valor sim !. Mas aqui nossa cultura, aliás a cultura do mundo inteiro é ter os cães como animais de estimaçao, como companheiros, então isso choca mais a população. Essa cultura é valida também nesses lugares onde comem os cães…. Acho o seguinte, quer comer? É cultura comer? Cães, bois, galinhas, e outros animais, que sejam mortos de uma forma menos dolorosa. É muito desrespeito com a vida, a forma em que são tratados.
      Já disse outras vezes, quem trabalha com abate de animais não é alguém normal!
      Amg Ernestina se engana qnd vc acha q sao anestesiados , a coisa e mt pior do q imagina :/

      • Anestesiados estão os que torturam os animais vivos para se deliciarem com as vibrações de DOR AFLIÇÃO MEDO AGONIA por isso não sentem NADA ESTAO FRIOS MORTOS VIVOS. No Canada está proibido matar as LAGOSTAS COLOCANDO-AS NUM CALDEIRÃO A FERVER VIVAS. É PROIBIDO ELAS SOFREM DEMAIS. IMAGINEM VOCES A DOR QUEIMADO VIVO PARA O PRAZER DOS HUMANOS. ????

    • anestesiam? não não , essa é a visao que “eles” querem passar para todos, mas nao é bem assim. Procure mais a respeito (e não precisa ir longe, google, youtube te ajudará..se vc tiver estômago p isso ne) que verá a maldade por trás da carne que chega no seu prato;

  1. É hipocrisia demais em um post só. Falam “tadinho do cão”, mas se fosse uma vaca, estariam dizendo “opa! Ano que vem estou lá!”. Da dó? Sim claro, mas se quer ser contra um evento gastronômico, seja contra ao churrasco que você faz todo domingo também. Os unicos que tem moral para falar algo são os vegetarianos. E não, não sou vegetariano.

  2. TODAS AS VIDAS SÃO IMPORTANTES, NENHUM ANIMAL DEVERIA SOFRER OU SERVIR DE ALIMENTO PRA NÓS, MAS OS CÃES NA NOSSA CULTURA SÃO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, COMO TAMBÉM PODERÍAMOS TER UM BOI OU UM PORCO, OU QUALQUER OUTRO DE ESTIMAÇÃO, MAS AQUI NÃO É TÃO COMUM, SÓ OS CÃES E GATOS, POR ISSO DÓI DEMAIS!!!!! QUERO QUE ESSE FESTIVAL DE SOFRIMENTOS PARE PELO AMOR DE DEUS!!

  3. Nesses lugares, se mexeu, vira comida! Pra quem come escorpião, barata, e o escambau a quatro, comer cachorro pra eles é o mesmo que lasanha pro Garfield. De fome essa raça não morre. Pode ter certeza. Daqui uns anos , anotem, estarão comendo a si mesmos!

  4. vcs parecem que nunca viveram na roça, na roça todo mundo cria com maior cuidade e mata galinha, ovelha, boi, mas ninguém come cachorro e gato pq é simplesmente cultural. Não é questão de peninha pq se fosse ninguém matava bicho nenhum lá.

  5. Tem que ter alguma coisa muito errada com quem acha que tá tudo bem abater e comer cães e gatos porque comemos outros animais, como bois, por exemplo. Não dá pra comparar um cachorro que através dos séculos foi domesticado pra ser companhia dos humanos com animais que culturalmente são criados para consumo. O apego que temos por cães e gatos é histórico e não pode ser ignorado no raso argumento de que é hipocrisia amar um animal e comer outro. E se for hipocrisia, foda-se. Cada um escolhe sua luta e ninguém tem nada a ver com isso. Os vegetarianos que amam julgar quem se comove com esse tipo de prática mas come carne podiam pelo menos lutar a própria luta sem tentar cagar regra na luta de quem defende animais domésticos.

  6. É triste, né. Porque o cachorro no Ocidente faz parte de nossa família, as vezes. Estão tão domésticados, que as vezes só faltam falar. É um povo que se diz tão espiritualizado, mas são incapazes de olhar um animal doméstico com clemência. A mesma coisa acontece com as baleias…..Morro de fome, mas não como um animal amigo.

  7. mais de 10 mil vacas morrem todos os dias e ninguem dá a minima, mas 1 vez por ano 10 mil cachorros morrem e toodo mundo vai a loucura.
    quanta hipocrisia!

    • Sim, o cisco no olho do outro não vemos porque temos uma pedreira no nosso

      Somos assim EM TODOS OS SENTIDOS.. SOMOS A MAIS PERIGOSA ESPECIE DO PLANETA…. ATE DESTRUIMOS TUDO QUE DEPENDEMOS PARA SOBREVIVER.

  8. Respeito as culturas, mas preferiria nem ter visto essa matéria! Malzz.. pqp porque não um festival vegetariano?Comer vida.. .não mortos! ” Apenas um ponto de vista!” Muitas culturas malucas por aí. ..claro que no meu ponto de vista!

    • Acho crueldade SIM! Nunca vi esses animais sendo abatidos em condições de higiene, em condições “melhores”. O povo fala que é hipocrisia defender os cães, e colocam a vaca e o boi no meio, mas esses animais, pelo menos na maioria das vezes, são abatidos em um ambiente adequado, não estão aparentemente judiados como esses cães que pelo menos as fotos geralmente mostram. Claro que entra o lado afetivo, porque para nós são pets, mas mesmo que fosse uma vaca, nessas condições, seria contra.

  9. Além do consumo da carne desses cãezinhos, antes eles são torturados, amarrados, jogados vivos em água fervendo e outras atrocidades. Como podem permitir isso? Absurdo! Eu oro para que Deus acabe logo com isso!

    • Existem países que se roubarem te cortam as mãos … Casados são infieis morrem apedrejados, matam crianças para ter sexo ou tirar os órgãos..
      Vamos ignorar porque lá é tradição? SOMOS TODOS HABITSNTES DA MESMA BOLINHA GIRSNDO NO ESPAÇO…. VAMOS LUTAR OARA ACABAR COM TUDO QUE SEJA CONTRA AS OUTRAS ESPÉCIES SÃO ANIMAIS INDEFESOS PORQUE NÃO VÃO CARA A CARA FAZER USSO COM TIGRES E SEM ARMAS? RACAS QUE SÓ MATAM OS SERES QUE NAO TEM COMO SE DEFENDEREM.

  10. Um vegetal é tão ser vivo quanto uma vaca …
    Não tem animal igual cachorro, pode ser considerado sinônimo de fidelidade! A diferença está aí! Somos animais como todos eles, mas como em todo ecossistema, há os predadores e nós somos eles, com muito orgulho!
    Vamos colocar um humano frente a frente com um leão e vamos ver se ele vai ser piedoso…

  11. O motivo da raiva é simples, seres humanos desenvolvem ligação de afeto com cães, o que não acontece com animais que são criados exclusivamente para servir como alimentação, a não ser em raríssimas ocasiões!

  12. Aí eu me pergunto: CADÊ A LÓGICA??? Milhares de vacas, porcos, galinhas e peixes são assassinados todos os dias e ninguém se importa. Quando são cachorros, essa matança vira uma “barbaridade”. Deprimente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui