As enguias-de-vidro (Anguilla anguilla) são peixes conhecidos  no mundo todo por características peculiares. Quando jovens, ainda na fase larval, estes animais são completamente transparentes, daí o nome pelo qual são conhecidos.  É também uma espécie de peixe eurialino (suporta variações acentuadas do nível de sal na água) e catadrômico (cresce no rio e desova no mar)

Anguilla anguilla
Foto/Reprodução

Esta espécie de enguias europeias costuma se reproduzir no Mar dos Sargaços. Após a migração dos adultos para se reproduzirem, tanto o macho quanto as fêmeas morrem. Com o nascimento das larvas, os pequenos regressam às zonas costeiras onde se metamorfoseiam em enguias de vidro que migram para as águas interiores onde crescem.

Anguilla anguilla

A enguia caracteriza-se pelo seu corpo serpentiforme, cilíndrico na parte anterior e comprido na parte posterior, estreitando-se na região caudal. A cabeça é larga e no focinho evidenciam-se orifícios nasais em forma de tubo, olhos pequenos e redondos. Possui escamas muito pequenas, quase imperceptíveis a olho nu, embebidas no tegumento, bem como barbatanas peitorais, dorsal e anal, mas não possui barbatanas pélvicas.

As fêmeas crescem, de modo geral, até aos 150 cm de comprimento. Os machos atingem apenas os 50 cm.

Anguilla-anguilla-larva

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui