Cientistas descobriram o que pode ser o maior artrópode que já viveu na Terra. O animal, que recebeu o nome científico de ‘Aegirocassis benmoulae’, media 2 metros de comprimento e vagava pelos mares há 480 milhões de anos.

Artrópodes
Foto: Marianne Collins/ArtofFact/AP

Segundo a pesquisa que descobriu o animal, liderada por pesquisadores das universidades de Yale e Oxford, a criatura tinha hábitos alimentares iguais aos das baleias atuais. O estudo foi publicado na revista especializada “Nature”.

Aegirocassis benmoulae
Fóssil do animal ao lado de um desenho que imita seu corpo

Apelidado como monstro marinho, o artrópode levava na cabeça uma espécie de rede de espinhos que filtrava os alimentos e seria, então, o mais antigo representante conhecido até hoje dos gigantes aquáticos que se alimentam filtrando a água do mar.

De acordo com informações da Nature, o Aegirocassis benmoulae faz parte da família extinta dos anomalocaridídeos, animais marinhos que surgiram há 520 milhões de anos. Até hoje, porém, a maior parte dos anomalocaridídeos descobertos eram predadores que se encontravam no topo da cadeia alimentar, próximos aos tubarões de hoje em dia.

14 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui