Recebe o  nome polvo-véu os animais de um grupo com quatro espécies de polvo pertencentes ao gênero Tremoctopus. O animal tem como principal característica o dimorfismo sexual, onde a fêmea da espécie é 40.000 vezes mais pesada que o macho.

Polvo-cobertor

+ O polvo mímico da Indonésia

Extremamente raros de serem vistos, estes animais habitam águas tropicais e subtropicais dos oceanos. Eles são comumente conhecidos como “polvos-cobertor” (blanket octopus, em inglês), em menção a espécie de véu que estão ligados aos seus tentáculos.

Polvo-cobertor

Um texto publicado no portal Scientific American revelou que os machos deste gênero, por seu tamanho minúsculo, não foram registrados vivos na natureza até 2003. Contudo, recentemente, um exemplar foi fotografado por pesquisadores que conseguiram notar detalhes em sua anatomia.

Polvo-cobertor
Dhugal Lindsay/JAMSTEC/CMarZ

Entre as táticas defensivas da fêmea, está a capacidade de arrancar os tentáculos de águas-vivas, já que são imunes à picada dolorosa dela, e usá-los como ameaça quando encontram predadores, flutuando com os membros presos ao corpo. Além disso, estes animais usam tinta como outros polvos para espantar ameaças e as fêmeas costumam esticar o seu véu para parecer maior e intimidar predadores.

Polvo-cobertor

Os machos deste gênero tem um tentáculo especialmente modificado, que armazena o esperma. Durante o acasalamento, esta parte do corpo se desprende e fica presa ao manto da fêmea para fertilizar seus ovos.

28 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui