Após ter a mãe morta por caçadores, um bebê rinoceronte protagoniza uma cena de partir o coração ao confundi-la com um carro. O triste acontecimento ocorreu no Parque Nacional Kruger, na África do Sul.

(Foto: reprodução/Facebook/Debbie English)

De acordo com informações do portal The DoDo, especialistas afirmaram que esse tipo de comportamento é chamado internacionalmente de “imprinting”, e costuma ser muito comum entre os animais, especialmente com os órfãos. Donnie, que recebeu esse nome em homenagem ao guarda florestal o encontrou, Don Engligh, já se mudou para uma reserva natural em Mpumalanga, e segundo a porta-voz do Care for Wild Africa: “Ele está indo muito bem – bebe todo o seu leite e caminha por aí”, disse Marnelle van der Merwe.

(Foto: reprodução/Facebook/Debbie English)

Toda a comovente cena foi registrada por Debbie, filha do guarda florestal, e colocada em uma rede social. Depois de um tempo rondando o carro, voluntários conseguiram capturar o filhote. Foram aplicados tranquilizantes para que ele pudesse ser movido do local. “Após 3 minutos de reanimação e tentando de tudo para salvá-lo … todos os envolvidos foram surpreendidos com a reação do filhote e alguns ficaram com os olhos cheios de lágrimas”.

Leia também: Restam apenas quatro representantes de rinocerontes brancos no mundo

(Foto: reprodução/Facebook/Debbie English)
(Foto: reprodução/Facebook/Debbie English)

71 COMENTÁRIOS

  1. Também fiquei com dó mas não me sinto no direito de julgar tão severamente o ser humano por isso, afinal de contas eu como carne. Todos aqui devem ser vegetarianos ou acreditam que o boi ou o frango que comem são isentos de dor!

    • Eduardo, compreendo sua opinião, mas creio que se alimentar de animais criados para isso não tem relação com caçar rinocerontes por ser algo afrodisíaco, ou para provar algo. O problema é que está no contexto cultural das pessoas que praticam tal ato. Caçar é algo próprio deles, e aí vem a pergunta: eles estão errados? Acredito que temos que matutar muito sobre estas questões.

      • Imagine que chegue a terra uma raça de alienígenas com uma tecnologia super-avançada e que tenha um gosto especial por carna humana… E então eles nos colocam em abatedouros e nos deixam apenas com o fim de reproduzirmos para os alimentar. Qual lado defenderíamos, à partir do momento em que deixaríamos de ser o topo da cadeia alimentar? Será que mudaríamos de ideia? Tá tudo muito bom até enquanto não somos nós aquela carninha gostosa de consumo.

    • Ninguém caça um rinoceronte para comer, ou caça ? Matar por matar, matar por esporte, matar para colocar a porra da cabeça do bicho numa parede como um troféu não é normal é coisa de gente doente

    • Vocês comem cachorro? Sentem pena quando este animal serve de comida em outros países? Ignorância é não perceber que meu argumento em momento algum serviu como justificativa pela morte de rinocerontes mas sim mostrar o tamanho da hipocrisia de vocês. Tão piedosos com a morte do rinoceronte e ainda com argumentos como: Não se come rinoceronte portanto é mais cruel mata-lo. Realmente ainda pensam assim? As pedras já sabem que é possível viver sem comer carne? Será que daqui algmas décadas vamos considerar crime a matança de animais para consumo humano? Onde estará a ética de vocês neste momento? Não ataquem o argumentador mas sim os argumentos. Quem não está para aprender está para odiar.

    • Leila Cristina fala de menos ignorância.. Você realmente se acha superior? Se acha mais informada sobre o porquê da caça de rinocerontes? Qualquer criança encontra o motivo dessa caça no google, afinal você provou isso. Outra coisa: E daí que não é para consumo humano? Você não teria argumentos para discutir por 2 minutos com um vegetariano que te provaria que o fato de você consumir carne é meramente pelo prazer!

    • Querido… Vamos lá… O gado, o frango, a carne de porco no qual nos alimentamos são todos consumidos através de um planejamento de criação, onde há tempo de reprodução, e tudo bem pensado para que possamos nos alimentar deles e que a espécie de animais não seja prejudicada. O cão é um animal doméstico, dócil, vc dorme com uma galinha do lado do seu travesseiro? Por isso a nossa indignação, já os rinocerontes, leões e outros animais selvagens são mortos pra saciar o prazer do homem simplesmente em matar ou por pura ganância q eh o que predomina no universo, eles não são tão fáceis de se reproduzir, por isso que muitas dessas espécies são extintas do mundo, por acaso vc já ouviu falar em galinha extinta? Espero que isso sirva pra fazer você pensar e mudar o seu conceito de defensor de galinhas e gados! Abraços.

    • Primeiro não sou seu querido (ainda bem). Defensor de galinhas e gado? Menina, obrigado pelos bons argumentos, apesar de já conhecer nossa estrutura pecuária, eu disse e NOVAMENTE repito: Questiono a relevância da vida de um ser vivo para o outro e como isso pode indignar uma pessoa que concorda com o sofrimento de uma espécie para o seu prazer (você não vive sem carne? Ou vive?) O cachorro é docil e bla bla…em países onde ele serve de alimento é devido por ser selvagem? Ou você dirá que é devido o mesmo se reproduzir em grande escala? Menina defensora do prazer do bife, sobe um pouco e leia o comentário do Lucas Alves.

    • Um vegetariano pode talvez provar isso, posso consumir por prazer, de satisfazer meu paladar, minha fome, meu subconsciente ou o que mais um vegetariano possa querer me dizer, mas não pelo prazer doentio de matar um animal pra esticar seu couro no chão da minha casa. Não estou aqui pra atacar sua opinião já formada, e sim pra mostrar outro ponto de vista da vida, nem tudo talvez seja exatamente como pensamos, respeito sua opinião mas não concordo, e sim, isso talvez não tenha relevância nenhuma pra você, mas apenas aprenda a ver os dois lados da moeda.

    • Então podem provar para você que seu consumo de carne é pelo prazer. Pois bem, já viu como matam um boi? Quer que eu lhe diga ou prefere ir no google? Depois de assistir talvez reflita: Meu prazer de comer carne é doentio… ou apenas cultural (porém ainda há sofrimento de uma espécie). Acho que quem tem opiniao formada é você e és irredutível. Será que é você ou eu quem está tentando mostrar outro lado da vida? Sua opinião é a mais popular ou a minha que é? Me mandando aprender? Pouco arrogante você. Apenas reflita, essa é a intenção antes de sair dizendo que o caçador também merece a morte, etc.

    • Infelizmente não da pra comer o boi vivo, meio difícil ne? Na vida animal, onde um eh feito de alimento pra outro, eles são mortos tb, acredito que não seja menos doloroso um antílope ser morto por um leão, e isso faz dele um animal cruel?

    • Eduardo Avila faz 17 anos que sou vegetariana e esse ano estou em transição para o veganismo, por isso me sinto no direito de julgar severamente esses caçadores. Tenho total consciência da senciência e consciência de todos os animais e do desrespeito e crueldade com que são tratados. Para mim um gato ou um cachorro tem a mesma importância e direitos que um boi ou uma galinha. Tem uma frase que diz: “Para os animais somos todos nazistas.” e outra de sir Paul McCartney que diz: ” Se todos os abatedouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos.” Para muitas pessoas eu sou considerada radical na minha defesa de direito a vida e liberdade dos animais… mas para mim,radical é quem se nutre do sofrimento alheio. Já foi comprovado cientificamente que os animais são sencientes e conscientes. Não precisamos comer carne para sobreviver, diferentemente dos animais selvagens. Obs:. Entendi sua colocação, só estou dando um relato de quem ama e luta pela abolição animal.

    • Isabela, ao contrário de você não tenho moral para julgar um caçador e foi isso que eu quis expressar mas como sempre a hipocrisia ou a falta do pensar predomina. Uma pessoa querer comparar o abate de animais com a morte de animais em seu habitat natural é de um desreipeito intelectual imenso nos dias de hoje. Essas pessoas não sabem que somos uma espécie com o poder da escolha? Eu sempre deixo mais perguntas do que afirmações justamente para aprender, refletir e, quem sabe, evoluir. Estou me conscientizando que devo começar a ter vergonha de comer carne e também pela minha saúde pois antibióticos e outras drogas estão cada vez mais presentes neste tipo de alimento. Obrigado pela contribuição inteligente.

    • Comemos carne assim como outros animais carnívoros. E não é só pelo prazer, pois tenho caso na família de anemia combatida apenas com consumo de proteína da carne vermelha. Matar para comer é bem diferente de caçar para ter um bicho morto como troféu e é possível se informar como o animal é morto antes de ir parar no seu prato, basta querer saber e escolher de que produtor consumir. O mundo vai mal não só pelos que fazem o mal, mas pelos bundões que ficam em cima do muro.

    • “Comemos carne assim como outros animais…” Onde está sua lógica? Esses outros animais que você menciona são irracionais, ok? Com relação a proteína seus parentes porém já tentaram whey protein, bcaa`s e complexos vitaminicos acompanhados por nutricionista e endocrinologista? Isso tudo é caro? Pois é, sim. Não sei se você leu e entendeu mas em momento algum eu tentei justificar a morte pela caça mas sim me referi sobre a dor. Qual a diferença entre esses animais quando o assunto é dor? E por que um merece mais gestos de piedade e declarações calorosas na internet? Hipocrisia? Ignorância? Cultura? Independente do produtor e de seus métodos modernos o sofrimento ainda é exagerado. Sabia que a sangria entre outros métodos que deixam o animal agonizando até a morte são necessários para determinados tipos?

    • Whey protein isolada direto da glanbia (parece ser o que há de mais puro em proteína) com uma combinação de bcaa’s. Pergunte para o médico endocrinologista. Quem sabe ajude na deficiência de proteínas que você mencionou.

    • Cara você ainda tá discutindo isso ? S.O.S ! A dor não é diferente de uma vaca e de um rinoceronte mas a morte de um é bem diferente da morte de outro ! A vaca você vai matar para se alimentar e o rinoceronte você vai matar por matar ? Diferente são aquelas tribos africanas que caçam esses tipos de animais para sobreviver, e de um caçador que vai no habitat do animal mata ele, e exibe como se fosse um troféu ! Cadê a lógica na caça esportiva ? É bem legal né caçar uma espécie até ela ficar extinta né ? Não misture as coisas …

    • Eduardo Avila acho que o que mais marca as pessoas numa situação assim como a do rinoceronte é o contexto, elas automaticamente se colocam na pele do rinoceronte e sentem a dor dele, como praticamente ninguém vê os animais sendo abatidos para consumo não sentem o sofrimento de forma tão pessoal. Além disso tem o fator de risco de extinção, a maioria das pessoas, tem por padrão, uma vontade de proteger algo que se for perdido não poderá ser substituído. Assim a reação delas se torna mais intensa quando um rinoceronte é morto do que quando uma galinha o é. Já vi como é o abate de animais e como aquilo é cruel e terrível, então entendo sua revolta e inclusive apoio quem defende o vegetarianismo como meio de vida, mas não chamaria as pessoas de hipócritas por criticarem o assassinato de um animal e comerem carne de outro, não parece lógico, mas nesse contexto me parece ser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui