foto ilustrativa/AP Photo/John Bazemore

Um estudo feito por um grupo de cientistas americanos da Fundação Nacional de Mamíferos Marítimos de San Diego, na Califórnia, apontou que baleias brancas são capazes de imitar a voz humana. A pesquisa foi revelada em outubro de 2012 pela revista Current Biology.

O estudo teria começado com o cientista Sam Ridgway e outros colegas em 1984, quando a equipe começou a notar sons pouco comuns próximo de tanques de golfinhos e baleias, similares a uma conversa distante entre pessoas. Pouco tempo depois, os pesquisadores teriam ficado sem reação quando uma mergulhadora da equipe emergiu do tanque das baleias e perguntou a seus colegas quem tinha dado a ordem para que ela saísse.

Após uma análise acústica, foi determinado que os sons vinham de uma baleia branca macho, ou beluga, chama Noc. .”Nossas observações sugerem que a baleia teve que modificar sua mecânica vocal para fazer sons parecidos com a fala”, afirmou Ridgway, de acordo com informações do G1.

Segundo os cientistas, a capacidade se desenvolveu dos esforços do mamífero relacionados à necessidade de estabelecer contato com humanos.

Ao gravar os sons de Noc, a equipe descobriu um ritmo similar ao da fala humana e frequências mais baixas que os sons típicos das baleias, muito mais próximos da voz humana. O caso chamou ainda mais a atenção porque as baleias brancas fazem sons por meio de seu duto nasal e não da laringe, como as pessoas. Por isso, para produzir sons humanos, Noc teve que realizar vários ajustes musculares, o que, para os pesquisadores, não foi uma tarefa fácil.

Após a morte de Noc há seis anos, as pesquisas foram interrompidas. Contudo, as gravações da beluga continuam sendo analisadas pelos cientistas.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui