Se você tem muitos livros antigos guardados, provavelmente já reparou que, com o tempo, as páginas começam a descolar com facilidade. Mas, um aracnídeo nem tão conhecido pode ser capaz de evitar que isso aconteça com mais facilidade.

Aracnídeos
Divulgação

Conhecidos como “escorpiões-de-livros” (Chelifer cancroides), estes pequenos animais se alimentam de uma outra espécie, os famosos “piolhos-de-livros” (Liposcelis bostrychophilus), que comem a cola que mantém as páginas unidas.  Apesar da referência à escorpião no nome popular, este animal realmente pertence a família das aranhas e só recebeu este apelido por conta da sua aparência.

Escorpião-de-livros
Divulgação

Medindo de 0,8 a 2 centímetros de comprimento, este animal possui cor pálida e é muitas vezes confundido com um percevejo, fazendo com que muitas pessoas matem-nos imediatamente. Apesar de ter um ar meio “aterrorizador” para alguns, o escorpião-de-livro é tão pequeno que jamais poderia prejudicar um ser humano.

Apesar de ser benéfico para alguns livros, este animal não está presente em todos estes materiais. Isso porque o piolho do qual o “escorpião” se alimenta só está presente em livros antigos que possuíam cola a base de amido em suas páginas. Atualmente, os livros são produzidos com cola sintética. Logo, se você possui livros muito velhos, a chance de dezenas destes aracnídeos estarem nele são mais altas que se você tiver coleções apenas de livros atuais.

Veja um vídeo que mostra o animal de perto:

8 COMENTÁRIOS

  1. Não querendo se chato, vou corrigir uma informação.
    O texto diz que esse animalzinho “realmente pertence à família das aranhas”. Na verdade esse bichinho é um pseudo-escorpião (Ordem dos Pseudoscorpiones), de uma família bem diferente das famílias de aranhas.
    As aranhas, escorpiões, pseudo-escorpiões, solífugos (“aranhas-camelo”) e outros pertencem à classe dos aracnídeos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui