Muitas pessoas já tiverem e ainda tem contato com a franquia de jogos Mario Bros., onde ele e seu amigo Luigi podem usar cogumelos para aumentar de tamanho e ativar ataques.

O que muitos não sabem é que estes cogumelos do jogo existem no mundo real, de onde foram baseados para o game.

Cogumelo do Mario

A espécie ‘Amanita muscaria’, conhecida como agário-das-moscas ou mata-moscas, é um fungo natural de regiões com clima boreal ou temperado do Hemisfério Norte. Possui propriedades psicoativas e alucinógenas em humanos, sendo utilizado por culturas antigas como o hinduísmo na produção de bebidas denominadas sagradas.

+ Os 7 cogumelos mais diferentes da natureza

Quando o cogumelo é ingerido, o usuário pode apresentar vertigem, confusão mental, náusea e secura na boca. Este desconforto aos poucos vai dando lugar a um sono leve, no qual a pessoa experimenta visões e imagens irreais, podendo ter a sensação de ser maior do que realmente é, por exemplo.

Cogumelo do Mario
Wikimedia Commons

Além de Mario, estes cogumelos aparecem também no filme Fantasia da Disney, de 1940, e nas ilustrações do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, em que Alice aparece conversando com uma lagarta que está estendida sobre um cogumelo vermelho enquanto fuma narguilé, em visível insinuação psicodélica. Apesar de não ter as verrugas brancas, como um Amanita muscaria, a situação leva o leitor a acreditar que, de fato, se trata de um cogumelo da espécie.

Cogumelo do Mario
Project Noah/Agustín Amenabar

18 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui