Se você pensava que apenas animais como aranhas, cobras ou sapos eram perigosos por serem venenosos, se enganou. Embora nenhum pássaro descoberto atualmente possua uma “bicada venenosa”, algumas espécies são conhecidas por liberarem veneno entre suas penas, tornando-os perigosos para consumo dos predadores.

Atualmente, os mais conhecidos são os pássaros do gênero Pitohui, que possuem três espécies, das seis catalogadas, com potencial tóxico. Elas são aves canoras que habitam as florestas tropicais da Nova Guiné, único local onde há registro de aves venenosas.

Entre outras aves que também possuem veneno, cientistas suspeitam que todos os animais abrigam a substância em seus tecidos do corpo e penas depois de consumir besouros Melyrid, que transportam grandes quantidades de toxina. Aves criadas em cativeiro não parecem ter a substância em seus corpos.

Hooded pitohui (Pitohui dichrous)

divulgação

Conhecidos na Nova Guiné como Hooded pitohui, estas aves com tons laranja e preto são conhecidas pelo alto nível de veneno no corpo. Cientistas acreditam que a toxina do animal seja resultado de sua alimentação de besouros venenosos, por exemplo. O mesmo fenômeno é observado em sapos da família Dendrobatidae que são nativos das florestas tropicais da América Central e América do Sul. Assim como nos sapos, a alimentação é a fonte das toxinas encontradas nos amimais.

O veneno do animal, conhecido como Homobatracotoxina, tem a capacidade de paralisia em partes do corpo como os músculos do coração.

 

Ifrit (Ifrita kowaldi)

pugetsoundbirds.org/reprodução

Conhecidos como Ifrit, os pássaros da espécie Ifrita kowaldi também ficaram famosos por seu nível de toxidade. Esses animais têm corpos de cor mais maçante e uma coroa proeminente de penas azuis. Estudos apontaram que o pássaro se alimenta de espécies de besouros que possui a mesma toxina encontrada em seu corpo, de acordo com a Academia de Ciências da Califórnia.

Little Shrikethrush (colluricincla megarhyncha)

Wikimedia Commons

O Little Shrikethrush (Colluricincla megarhyncha) é o terceiro tipo de pássaro venenoso descoberto em Papua Nova Guiné. Ele tem uma aparência simples em comparação com a espécie Pitohui e Ifrit, que são coloridos. As pequenas aves são cobertas de penas verdes-oliva e marrom, com pele cinza em seus pés e pernas. O animal prefere ambientes terrestres úmidos perto de lagos e rios. Em comparação às outras duas espécies, é a que, quando estudada, apresentou menor nível de veneno no corpo.

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui