Um exótico tipo de tartaruga é conhecido por ser detetor de uma coloração diferente da que geralmente estamos acostumados a ver na maioria das espécies de quelônios. Os representantes da espécie ‘Malaclemys terrapin’ (Schoepff, 1793) possuem o corpo branco com pequenas manchas pretas, rendendo a estas tartarugas uma beleza sem igual.

Tartarugas brancas, 'Malaclemys terrapin'
Representante da subespécie ‘M. t. macrospilota’ (Foto/Reprodução: empireoftheturtle.com)

Conhecidos internacionalmente também como Diamondback terrapin,  estes animais são endêmicos de pântanos costeiros do leste e do sul dos Estados Unidos. Contudo, apesar da cor branca com manchas pretas ser uma característica chamativa para espécie, esta não é a sua única coloração. Alguns representantes podem ter a cor amarelada, enquanto outros tons puxam mais para o verde, porém, todos possuem manchas pretas.

Malaclemys terrapin
Representante da subespécie ‘M. t. pileata’ (Foto/Reprodução: empireoftheturtle.com)

As terrapin tem como característica também o dismorfismo sexual. Enquanto os machos da espécie medem cerca de 13 centímetros, as fêmeas podem chegar aos 23. Nadadoras de água doce, estas tartarugas costumam pesar, no máximo um quilo, e se alimentam de camarões, mariscos e outros pequenos animais.

De acordo com informações do portal The Reptile Database, dentro da espécie ‘Malaclemys terrapin’, outras sete subespécies já foram descritas, todas endêmicas de regiões do Hemisfério Norte.

Diamondback terrapin
Subespécie de terrapin com “espinhos” na carapaça (Foto: Kevin Love)

+ Leia também:

A tartaruga com a mordida mais forte que a de um leão
A maior espécie de tartaruga do mundo

56 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui