Em um caso raro na natureza, um rinoceronte da África do Sul sobreviveu ao ataque de caçadores ilegais que retiraram seu chifre, deixando o animal com um ferimento gravíssimo que cobria quase todo seu rosto. De acordo com informações da Associated Press, dois dais depois do ataque, funcionários de uma reserva natural encontraram o rinoceronte ferido e, após uma cirurgia, ele sobreviveu.

(Foto: Suzanne Boswell Rudham/Saving the Survivors/AP)

O animal, uma fêmea de 4 anos, recebeu o nome de Hope, que significa esperança em inglês. A equipe de veterinários que a atendeu colocou uma prótese feita de fibra de vidro e parafusos de aço cobrindo o machucado, que mede 50 por 28 cm.

“Se pudermos salvar Hope e ela puder voltar e ter filhotes, então ela terá contribuído para a sobrevivência da espécie durante sua vida”, diz o veterinário Gerhard Steenkamp, da Universidade de Pretória. Ele faz parte da organização “Saving the Survivors“, grupo sul-africano que trata rinocerontes com ferimentos por arma e outros danos produzidos por caçadores ilegais.

O TRÁFICO
Hope foi atacada em Lombardini, reserva de vida selvagem que fica na província do Cabo Oriental, onde muitos rinocerontes têm sido abatidos recentemente. A demanda por chifres de rinoceronte é alta em partes da Ásia, onde o material é visto como símbolo de status social e utilizado na medicina tradicional, apesar da falta de evidências científicas de que ele possa ter qualquer papel curativo.

(Foto: Suzanne Boswell Rudham/Saving the Survivors/AP)

O osso nasal de Hope foi fraturado com gravidade e parte dele foi removido, expondo as cavidades e a passagem nasal. A cirurgia ocorreu em 18 de maio, depois que o rinoceronte foi transferido para outra reserva. Deve levar ao menos um ano e muitos tratamentos para que o ferimento de Hope seja curado completamente, segundo Steenkamp.

32 COMENTÁRIOS

    • Sim na Ásia acontece muita coisa horrível, mas leia também relatórios de ações antrópicas que afetam diversidade de espécies na Europa, Americas, Oceania, Africa. Barbaridade ocorre no mundo inteiro.

    • Normal, é gente que não tem noção do quanto afeta. Comentei da Ásia, pois estou trabalhando com cetáceos Júlia… E vi the cove, documentários do sea shepherd e pretendo ver blackfish… Só por isso. :3 Boa dica, que o pessoal que não trabalha ou estuda biologia, como eu, pode procurar e saber mais!

    • Fazer até fazem, mas os que fazem ainda são taxados como errados, terroristas etc. Pode ver casos da sea shepherd (que tive o prazer de fazer um curso e conhecer mais da ong), que NAO utilizam da forca (armamento pesado) para tentar impedir Rômulo. Procura mais saber da ONG, já que eu não confio no greenpeace

  1. pessoas são monstros que fazem de tudo pra destruir o que esta em volta e depois ficam se queixando de desmatamentos, extinção de animais, até quando o dito “ser humano” vai continuar sendo desumano???

  2. O ser humano é egoísta! Dessa vida nada se leva, no final as contas sempre são acertadas, meu coração dói quando vejo uma maldade contra os animais, ainda bem que existem anjos que zelam por eles…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui