Você já parou para se perguntar por que tatuagens não saem da pele com o passar do tempo? Esta é uma dúvida constante principalmente pelo o fato de muitos saberem que as células da nossa pele tem a capacidade de se recompor.

Por que tatuagens não saem com o tempo?
Reprodução/oddstuffmagazine

+ Figura de Lichtenberg, as tatuagens produzidas por raios

As tatuagens não saem da pele porque são feitas na derme, uma das camadas mais profundas da pele, que não sofre renovação. O tecido que recobre nosso corpo é formado por três camadas principais: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, a mais profunda de todas. Das três, a única que está em constante renovação é a epiderme. Em uma entrevista do portal Mundo Estranho, a dermatologista Solange Teixeira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explicou que as tatuagens são feitas com injeção de pigmentos diretamente na derme, que não se renova.

Para fazer os desenhos na pele, os tatuadores usam finas agulhas que penetram cerca de 2 milímetros no tecido para injeção de tinta na pele. Contudo, caso não tenham sido bem-feitas, elas podem acabar ficando borradas com o tempo, principalmente quando a agulha não atinge a derme ou quando a qualidade da tinta é baixa.

Com o tempo, os desenhos também podem perder formato e cor em virtude da ação de células de defesa da pele, que tentam isolar os pigmentos por entender que eles são uma agressão ao organismo.

30 COMENTÁRIOS

  1. Quando eu fiz ciências biológicas, aprendi que a tinta era fagocitada pelos macrofagos devido a tinta ser um antígeno frente a primeira linha de defesa do nosso organismo. Uma vez fagocitada os macrofagos morrem e permanecem na pele. Mesmo processo para a nicotina no pulmão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui