Os redemoinhos de fogo ou tornados de fogo, são raros fenômenos no qual o fogo adquire uma vorticidade vertical e forma um redemoinho ou uma coluna de ar com a posição similar a um tornado. O fenômeno só acontece em determinadas condições, como variação da temperatura do ar, além da própria intensidade das chamas.
De acordo com o site Severe Storms Meteorology, a maioria dos grandes tornados de fogo surgem a partir de incêndios florestais nos quais estão presentes correntes de ar quente ascendentes e convergentes. Comumente, eles têm de 10 a 50 metros de altura e duram somente alguns segundos na maioria dos casos. Contudo, seu poder de destruição e alto, podendo incendiar grandes espaços em pouco tempo.
O exemplo dos efeitos que pode ter um fenômeno destas características aconteceu em 1923 durante o Grande sismo de Kantō, uma série de abalos sísmicos que gerou incêndios isolados por toda a ilha de Honshu, Japão.
Vários tornados de fogo foram formados a partir dos tufões que também atingiam a ilha. Existem relatos que um redemoinho de fogo matou mais de 38 mil pessoas em quinze minutos na região. O livro Yokohama Burning: The Deadly 1923 Earthquake and Fire that Helped Forge the Path to World War II retrata tanto os tornados de fogo que atingiram o Japão em 1923 quanto a série de catástrofes naturais que aconteceram ao mesmo tempo no país e que foram responsáveis, ao todo, pela morte de mais de 140 mil pessoas entre Yokohama e Tóquio.