Um representante raro de aranha-teia-de-funil (Atrax sutherlandi), um dos aracnídeos mais venenosos do mundo, foi encontrado recentemente na Austrália por um ecologista que explorava a Floresta Estadual em New South Wales. De acordo com Mark Wong, que relatou o caso à National Geographic, o animal possuía o abdômen e presas vermelhas, diferente da maioria dos representantes da espécie, que possuíam coloração preta.

(Foto: reprodução/MARK WONG, THE AUSTRALIAN NATIONAL UNIVERSITY)

“Comecei cutucando uma toca com um pedaço de pau e eu fiquei espantado com o que veio correndo para fora de mim. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a presa vermelha”.

De acordo com Âmbar Beavis, especialista em aranhas e pesquisador sênior no Instituto Regional Austrália, é muito comum para os animais individuais, até mesmo aranhas, terem cores diferentes.

“Há mais variação do que você imagina”, diz Beavis. Mas a aranha presas-vermelhas, de fato, foi considerada um achado particularmente incomum.

“Passei cinco anos nesta área à procura de aranhas, e eu não vi nada parecido.”

Por que vermelha?

Uma busca cuidadosa da área também não encontrou quaisquer outras aranhas com coloração semelhante, diz Wong. Ele trouxe a aranha estranhamente colorida para o laboratório, mas ela acabou morrendo. Para o ecologista, ele não tem certeza o que deu esta aranha o seu tom escarlate, mas o mais provável é que tenha sido que algum tipo de mutação genética.

(Foto: reprodução/MARK WONG, THE AUSTRALIAN NATIONAL UNIVERSITY)

Segundo Beavis, estes animais costumam viver no subsolo, onde quase não há luz, por isso, normalmente, possuem cor preta. Além disso, estes animais têm pouca visão, são solitários e conseguem chegar a pouco mais dos cinco centímetros.

48 COMENTÁRIOS

  1. Legal… agora a aranha morreu no laboratório, agora provavelmente vai ser quase impossível encontrar outra com a mesma variação, e nada de descendentes, para passar a característica a diante… parabéns ele pode ter parado o inicio de uma evolução na variação da especie… .-.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui