Cogumelos são frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota. A estrutura de reprodução sexuada destes organismos é a chamada frutificação, tendo uma ampla variedade de formas e cores.

Muitos cogumelos são comestíveis, outros são largamente cultivados com aplicação de cuidados monitorados, e ainda existem os tóxicos, podendo, em alguns casos levar à morte. Há ainda certos cogumelos com propriedades alucinógenas, utilizados tradicionalmente por diversos povos ao redor do mundo. Diferente do que muitos pensam, nem todo cogumelo possui propriedades que causam alucinação.

Confira uma lista com 7 dos cogumelos mais diferentes da natureza:

Lunar Mushroom

DiveMUster/Project Noah

Conhecido como Cogumelo Lunar (Mycena sp.), este cogumelo é conhecido principalmente pelo brilho fraco que emite e que é visível durante a noite. Pode ser encontrado em florestas tropicais.

Porcelain Fungus

LarsKorb/Project Noah

O Porcelain Fungus (Oudemansiella mucida) clicado na Germânia.

Amanitas

Agustín Amenabar/Project Noah

Os cogumelos Amanitas (Amanita muscaria) são fungos com propriedades tóxicas, mas com força suficiente para paralisar apenas insetos, que ficam sem movimentos temporariamente ao entrar em contato com o cogumelo.

Purple Pinwheel Mushroom

DigantaGogoi/Project Noah

Estes são conhecidos pelo seu pequeno tamanho e cor forte. Na maioria dos casos, só chegam a 1,5 centímetros.

Amethyst Deceiver

LarsKorb/Project Noah

Informações de um fotógrafo do Project Noah dizem que este cogumelo roxo é comestível, podendo ser encontrado em florestas coníferas. É encontrado principalmente em zonas temperadas, embora seja relatado casos dele na América do Sul tropical e Central também.

Wine Glass Mushroom

Bong Ambutong/Project Noah

Conhecido como Cogumelo Copo (Cookeina sulcipes), pessoas relatam que este fungo possuí propriedades alucinógenas.

Pixies parasol

martinl/Project Noah

Encontrados em florestas úmidas, este cogumelo é conhecido como Guarda-sol-azul (Mycena interrupta).

19 COMENTÁRIOS

  1. Meu caro, Feliz 2014.
    Seu trabalho de divulgação é muito bonito, entretanto gostaria de atualizar alguns conceitos sobre o reino Fungi. Esses organismos, identificados popularmente como cogumelos e orelhas de pau, não produzem frutos. As estruturas que vemos são basidiomas ou ascomas, partes reprodutivas que produzirão esporos. Portanto, é um grande equívoco chamar de “frutificação”.

    Abrax

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui