Linguiça, bacon e presunto são cancerígenos, diz relatório da OMS

Linguiça, bacon e presunto são cancerígenos, diz relatório da OMS

71 686

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou um fato sobre carnes processadas que pode preocupar muitas pessoas: alimentos coo bacon, salsichas e presunto causam câncer. Com isso, a carne processada passa a estar na mesma categoria que plutônio e bebidas alcoólicas, substâncias que comprovadamente causam câncer. A informação foi divulgada nesta segunda feira (26).

Leia também: Por que algumas pessoas comem muito e não engordam?

Segundo o documento, duas fatias de bacon por dia, cerca de 50 gramas de carne processada, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal (de intestino) em quase 20%. Além do alerta para estes alimentos, a OMS alerto para a possibilidade da carne vermelha ter a mesma característica cancerígena.

Porém, segundo informações da BBC, com relação a carne vermelha, carne de porco e de cordeiro, a organização ainda não possui provas concretas de que estes alimentos podem aumentar a possibilidade de se ter câncer.

Apesar da nova conclusão, a OMS destacou que o baixo consumo de carne traz benefícios à saúde, a exemplo da carne vermelha, que é uma grande fonte de ferro, zinco e vitamina B12.

CONTRAPONTO

Apesar da nova informação sobre estes tipos de carne, isso não significa que o consumo delas deve ser interrompido.

“Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer no intestino por causa do consumo de carne processada continua pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida”, disse Kurt Straif, da OMS.

No relatório da OMS, os aditivos nas carnes processadas, como sal e conservantes, são apontados como dois dos responsáveis por causar câncer. A organização chegou a essas conclusões após aconselhamento de sua Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, que avalia os melhores dados científicos disponíveis.

71 COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta