9 animais arquitetos e suas construções

9 animais arquitetos e suas construções

32 2611

Diversos animais se contentam em encontrar um espaço um pouco mais calmo e protegido para dormir a noite, mas há também aqueles que exigem as melhores acomodações e criam verdadeiras obras de arte quando o assunto é casa.

Nesta lista você vai encontrar 9 construções de verdadeiros animais arquitetos.

Tecelão de Baya (Ploceus philippinus)

(Ploceus philippinus)
Foto: Ramnath Bhat
(Ploceus philippinus)
Foto: Flickr/ subroto

O tecelão de baya (Ploceus philippinus) é um pássaro encontrado em todo o subcontinente indiano e sudeste da Ásia. Endêmicos de regiões com pastagens e áreas cultivadas, eles são mais conhecidos pela forma que constroem seus ninhos pendurados em folhas.

Cupim-bússola

Compass Termite
Foto: reprodução/dabendansbookshelf.wordpress.com

Compass Termite é a expressão internacional dada as construções realizadas por uma espécie de cupins conhecida como “Cupim-bússola”. Estes animais podem construir casas de que chegam a até três metros de altura.

‘Montezuma oropendola’

Foto: Andrew Block
Foto: Simon Valdez

Os pássaros da espécie ‘Montezuma oropendola’ são considerados pássaros do novo mundo e são endêmicos das Caraíbas e planícies costeiras do sudeste do México. São conhecidos por construírem seus ninhos próximos a outros membros da espécie, geralmente em árvores grandes.

João-de-barro

Furnarius rufus
Foto: reprodução/merlinsilk.com

O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas espécies dessa família).

Sociable Weaver

Foto: Mike Soroczynski
Foto: TyneWear-Rob
Sociable Weaver
Foto: Denis Roschla

Uma espécie de pardal, conhecida internacionalmente como Sociable Weaver, é popular na África por fazer ninhos gigantes que conseguem comportar até 100 pássaros. São endêmicos de Kalahari, e constroem seus ninhos usando galhos e grama em cima de postes. Nós já mostramos esta espécie aqui no TopBiologia. Veja outras fotos sobre estes grandes ninhos aqui.

Andorinhas

Swallow
Foto: Saurav Pandey
Swallow
Foto: Sabyasachi Kolkata

Algumas espécies de andorinhas chamam a atenção pelo estilo que constroem seus ninhos, muitas vezes parecendo até casas de insetos. Em alguns casos, elas constroem seus ninhos bem próximos um dos outros, geralmente em lugares altos.

‘Amblyornis inornata’

Amblyornis inornata
Foto: reprodução/ thewildernessalternative.com

Conhecido internacionalmente como Bowerbird Vogelkop (Amblyornis inornata), estes pássaros chamam a atenção por construírem seus ninhos no chão.

Vespas

Wasp
Foto: Flickr/Antoinette

Espécies de vespas sociais costumam construir ninhos em locais altos, geralmente que recebam calor, com resinas, polpas vegetais e outros materiais.

 Abelhas

abelhas-colmeias

Abelhas são animais que passam a vida inteira com presença constante nos ninhos. É nesses ninhos que elas protegem sua rainha, processam a sua comida e criam seus filhotes.

32 COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta