A camuflagem é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca. Entre os insetos, essa técnica é usada por diversas espécies para atrair presas e escapar de possíveis perigos.

Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, onde o animal tem a cor é a mesma do meio onde vive, e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compõe o meio.

Confira esta lista com algumas incríveis camuflagens de insetos:

Bicho-folha

Phyllium-giganteum
CHRISTIAN ZIEGLER/NATIONAL GEOGRAPHIC

O termo Bicho-folha é a designação comum aos insetos fasmatódeos e aos ortópteros da família dos tetigonídeos, especialmente dos gêneros Tanusia, Pterochroza, Mimetica e Typophyllum, que reúnem espécies que imitam folhas. A camuflagem atinge o máximo em espécies que simulam, com riqueza de detalhes, folhas que parecem ter sido parcialmente roídas por insetos ou se encontram manchadas por fungos.

Lantern fly

Fulgora-sp.
CHRISTIAN ZIEGLER/NATIONAL GEOGRAPHIC

Conhecida internacionalmente como The lantern fly (Fulgora sp.), as cores destes animais geralmente rendem boas camuflagens.

Louva-a-deus

Hymenopus-coronatus
CHRISTIAN ZIEGLER/NATIONAL GEOGRAPHIC

Os louva-a-deus da espécie ‘Hymenopus coronatus’ costumam ficar bem camuflados entre orquídeas e flores com tons de rosa. Eles se aproveitam dessa habilidade para poder atrair suas presas.

Lagarta

Tanaecia-sp.
CHRISTIAN ZIEGLER/NATIONAL GEOGRAPHIC

Esta lagarta verde (Tanaecia sp.) combina perfeitamente o ambiente que vive. O grau em que os insetos desenvolveram camuflagem tem deixado cientistas fascinados ao longo dos anos.

Borboleta-folha

Kallima-sp.
CHRISTIAN ZIEGLER/NATIONAL GEOGRAPHIC

As borboletas-folha (Kallima sp.) ficaram conhecidas por poderem se camuflar facilmente entre folhas secas.

Gafanhoto

Camuflagem de ganhoto
NICOLE WERBECK/NATIONAL GEOGRAPHIC

O gafanhoto cor de líquen combina perfeitamente com a sua árvore hospedeira e o ajuda a se esconder de predadores.

Bicho-pau

Lonchodes sp.
CHRISTIAN ZIEGLER/NATIONAL GEOGRAPHIC

Bichos-pau (Lonchodes sp.) protegem-se na natureza por parecer com ramos e galhos secos. Para adicionar ao seu disfarce, eles caminham lentamente tentando se assemelhar a ramos balançando ao vento.

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui