Um vídeo divulgado recentemente pela comunidade científica internacional tem ganhado repercussão por mostrar uma mosca fêmea do gênero Dohrniphora arrancando a cabeça de uma formiga para o jantar. As imagens chocaram diversos pesquisadores, que nunca haviam observado este tipo de comportamento no gênero.
De acordo com uma reportagem do portal americano LiveScience, o “ataque da mosca” foi registrado na Costa Rica durante uma expedição de um grupo de entomólogos do Museu de História Natural de Los Angeles.
“As formigas são muitas vezes lutam entre si até e deixam o ferido para morrer sozinho”, disse Brown. “Com esse comportamento das formigas, estas moscas encontraram um pequeno nicho para explorar que tem sido altamente produtivo para o janta da espécie.”
Brown e sua equipe estavam no país para uma pesquisa sobre moscas forídeas parasitárias quando flagraram o momento. Segundo eles, essas moscas só atacam formigas do gênero Odontomachus e também procuram apenas espécimes que estejam feridos, para evitar um possível contra-ataque. Medindo entre 1 e 3 milímetros de comprimento, as moscas decapitam as formigas com uma espécie de guilhotinas que tem suas “presas”.
A partir de agora, os pesquisadores vão tentar descobrir o que leva o ataque dessas moscas às formigas, mas inicialmente já acreditam que possa ser um comportamento relacionado a reprodução.
Veja um vídeo que mostra alguns ataques de moscas nas formigas (para avançar direto para a decapitação pule para 0:15s)
Sempre achei q o aparelho bucal das dipteras fosse lambedor! Se alimentam de fluidos mas apêndices cortantes nunca vi!
cara Osama Bin Mosca, repudio, chama a ONU
Andre Barbosa Vargas
Arthur Sena
Que legal