Uma nova espécie de aranha, endêmica de regiões do Marrocos, chama a atenção por uma característica peculiar quando se sente ameaçada: as ‘Cebrennus rechenbergi’ fogem dando cambalhotas.
Encontrada pela primeira vez em 2006, a aranha vive em regiões desérticas e os cientistas comprovaram que a habilidade serve para que o animal consiga fugir com mais facilidade, geralmente dobrando a sua velocidade com os giros. Um espécime do animal foi capturado e nomeado inicialmente como ‘Cebrennus villosus’ em 2008, por Ingo Rechenberg, professor na Technische Universität Berlin. Porém, em 2014, a aranha foi identificada como espécie a parte por Peter Jäger do Instituto de Pesquisa e Museu de História Natural Senckenberg. A mudança de taxonomia veio por conta, justamente, da habilidade única do animal, não observada em nenhuma outra espécie.
Apelidada como “flic flac” – movimento acrobático em que uma pessoa executa uma rotação completa do corpo, estas aranhas tem hábitos noturnos e costumam se alimentar de insetos como mariposas.
Leia também: Cientistas elegem top 10 de espécies recém-descobertas
Fama
Após a descoberta da sua habilidade peculiar no ano passado, a popularidade da ‘Cebrennus rechenbergi’ foi tanta, principalmente no meio científico, que até um robô foi criado inspirado nos movimentos do animal. Este ano, a aranha entrou no top 10 de espécies recém descobertas. A lista que avaliou o animal foi feita por especialistas do Instituto Suny College of Environmental Science and Forestry, nos Estados Unidos.
Luciana Amorim
Iiirrruuuuuu olha eu no CRT!!!
Vitor Maia, lembrei de vc
Berserker Tristão olha essa!
Lílian Guimarães Thaíssa Cabreira ahahqhqhqjajahahahahaaahhahahahajaau aranha-acrobata… chorei rindo…
Pedro Enrique Perelló
Afude né? hahahahahah esses bichos sao sensacionais bruninha ahhahaha
Siiim ????
Felipe Monteiro
Renan Alonso
Isso economiza energia durante a fuga, energia que é muito importante ser economizada devido ao ambiente em que ela vive.
Geizimara Bergo Lessa Sarmento Sabrina Bergo
Suellen Sampaio
kkkkkkkk gostei dela
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KmAJVy3U-SA
Incrível como a mente de Dawkis é fértil!!!!! Tão fértil que um cético da Teoria da Evolução como eu, acha as estorinhas que ele conta nos livros dele, anedotas para boi dormir.
🙂
Kkkkk