O governo da Califórnia proibiu o parque SeaWorld de criar novas orcas em cativeiro após o anuncio de uma obra de US$ 100 milhões para expansão dos tanques do parque oceânico. A decisão foi comemorada por ativistas de direitos dos animais, já que, na prática, as orcas hoje confinadas não poderão ser repostas por outras à medida que forem morrendo.

(Foto: reprodução/nationofchange)

Desde a criação do parque, protetores dos direitos dos animais brigam na justiça alegando que as orcas no SeaWorld passam por períodos exaustivos de treinamentos, o que influencia no bem estar no animal. De acordo com informações da AP, a Comissão Costeira da Califórnia, autoridade de governo que baniu a reprodução das orcas em cativeiro, também vetou a comercialização e transferência de orcas que vivem no parque.

Apesar da determinação, a franquia do parque temático, que possui unidades em outras localidades, porém, continua podendo procriar as orcas no resto dos EUA.

Em comunicado, o SeaWorld, que tem sua matriz na Flórida, se disse decepcionado com as condições impostas ao projeto de expansão de suas instalações, com abertura programada para 2018. As obras vão triplicar o tamanho dos cercados onde ficam as orcas.

“A reprodução é uma parte natural, fundamental e importante da vida de um animal, e privar um animal social do direito de reprodução é desumano”, afirmou a direção do parque. A decisão do governo californiano também proíbe a manutenção de orcas capturadas no local, ponto que o SeaWorld não contestou. A empresa afirma deixou de abrigar cetáceos selvagens capturados há mais de 30 anos.

Blackfish
A popularidade e o lucro do SeaWorld, na Califórnia, entrou em declínio há 3 anos, quando foi lançado o documentário “Blackfish”, que sugere que as orcas são maltratadas no parque. Com a repercussão negativa, o parque se manifestou e o seu veterinário, Hendrik Nollens, afirmou que a produção fez “acusações fantasiosas”.

Em um livro, John Hargrove, ex-treinador de orcas do parque, declarou que as orcas são, sofrem, de fato, maus tratos, sendo, inclusive, altamente medicadas para diminuir a possibilidade de ataques a treinadores.

73 COMENTÁRIOS

  1. Chega de escravidão animal!! Nossos animais são expostos, a longas cargas horarias de treinamento, passando uma vida inteira de estresse imposta por humanos capitalista, q só visam lucro as custas dos nossos belos animais, não chegando ao menos a conhecer como seria sua vida em liberdade, in natura!!! E pleno século XXI acho q já Basta desses parques, zoológicos e afins!! Nossos animais merecem mais respeito!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui