Não é incomum esbarrarmos em fotos ou vídeos de cobras que comeram grandes animais. Porém, o que acontece dentro de seus corpos após a ingestão de um alimento tão grande, como, por exemplo, um jacaré?

Dependendo do tamanho do animal, geralmente a cobra demora seis dias para digerir o animal inteiro. Pensando neste tempo, uma pesquisa do biólogo americano Stephen M. Secor, professor da Universidade do Alabama, analisou radiografias de uma píton birmanesa (Python bivittatus) enquanto ela digeria sua presa para ver as reações do processo no seu corpo.

“O jacaré se decompõe lentamente graças à ação combinada do ácido clorídrico e a enzima pepsina”, explicou Secor à BBC Mundo. “É surpreendente a facilidade com que as pítons podem digerir presas desse tamanho.”

Primeiro dia
Para a ingestão, a cobra expande seu corpo para moldar o tamanho da presa. Na imagem, é possível ver toda a silhueta do jacaré.

Cobra fazendo digestão de jacaré
(Foto/Divulgação: Stephen Secor)

Segundo dia
O tecido mole do jacaré se dissolve e seu esqueleto começa a partir no interior do intestino delgado da píton. A taxa metabólica da cobra aumenta consideravelmente para separar enzimas e ácidos suficientes para fazer a digestão.

Jacaré começa a ser digerido dentro de cobra
(Foto/Divulgação: Stephen Secor)

Terceiro dia
Desde a ingestão até agora, a cobra permanece praticamente imóvel. Neste dia, as escamas e os ossos do jacaré estão sendo digeridos. É nesse período também que a cobra se torna mais vulnerável a possíveis ataques.

Cobra digere ossos e escamas
(Foto/Divulgação: Stephen Secor)

Quarto dia
Neste período, restam apenas as partes mais resistentes da presa.

Poucas partes do jacaré restam na cobra
(Foto/Divulgação: Stephen Secor)

 

Quinto dia
Agora restam apenas alguns fragmentos do jacaré. A principal tarefa do aparelho digestivo da cobra é eliminar os gases do processo de digestão.

Cobra terá que eliminar gases adquiridos na digestão
(Foto/Divulgação: Stephen Secor)

Sexto dia
A digestão termina. A partir desse ponto, segundo explica o biólogo, a píton pode ficar semanas ou até meses sem a necessidade de comer.

Cobra termina digestão
(Foto: Stephen Secor)

 

 

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui