Os papagaios, também conhecidos como Louros, são uma das aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes. Podendo viver cerca de 100 anos, esses animais são conhecidos por escolherem um parceiro, de forma geral, para passar toda a vida e também, principalmente por conseguirem imitar a voz humana.

Papagaio-verdadeiro
Reprodução/Vocêdeolhoemtudo

A habilidade desses animais em imitar a voz humana e outros sons está associada a uma estrutura situada no final da traquéia e começo dos brônquios, chamada siringe. A capacidade de imitar sons aumenta quando os papagaios estão em cativeiro, porque nesse momento as aves perdem o comportamento natural de comunicação e, com a maior convivência com seres humanos, passam a reproduzir os sons que o escutam fazer.

AVE MAIS FALANTE

Psittacus erithacus)
Wikimedia Commons

O papagaio-cinza-africano (Psittacus erithacus) é a mais falante das aves. A sua capacidade (e a de outras aves) para aprender a imitar a fala acontece, inicialmente, por sua capacidade intelectual, que o faz decodificar e memorizar novos sons. Assim como beija-flores, estas aves têm núcleos cerebrais dedicados aos sons mais complexos. Depois disso, o controle da siringe (órgão presente em todos os pássaros, equivalente às cordas vocais humanas) permite ao papagaio emitir sons articulados que vão além de seus assobios naturais.

Na hora de imitar ou emitir um som característico da espécie, a anatomia do bico turbina a melodia. A língua e o palato fazem sair mais potente, o que ajuda na imitação, por exemplo.

A capacidade de imitação desses animais também está ligada ao fato de a voz natural dos papagaios terem características comuns à fala humana, como timbre rico em harmônicos e modulações suaves.

OUTRAS AVES QUE TAMBÉM FALAM

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), Mainá (Gracula religiosa), Arara-azul (Anodorhynchus hyacintinus) e Corrupião (Icterus jamacai).

23 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui