A calvície é uma forma de redução parcial ou total de pelos ou cabelos em determinada área de pele caracterizada devido a fatores hereditários. Nos homens, a condição genética é conhecida como alopecia androgenética, uma calvície de origem genética e manifestada na presença de hormônios masculinos (andrógenos). Nas mulheres, apesar de raros, os casos de perda de peloscabelos também são influenciados por hormônios masculinos, presente em pequenas quantidades no organismo feminino.

Homens ficam mais carecas que mulheres
Divulgação

A principal reação bioquímica que gera a calvície acontece quando a enzima 5-alfa-redutásia age sobre a testosterona, o principal tipo de hormônio masculino. Essa reação produz outro hormônio, o di-hidro-testosterona (DHT). Este é o grande responsável pelo afinamento dos fios, o que influencia na queda.

Contudo, ele não é o único responsável por isso. Se a pessoa não tiver receptores celulares sensíveis ao DHT no couro cabeludo, o hormônio não age. E o que define a sensibilidade desses receptores é a herança genética. De acordo com dermatologistas, a diferença é que mulheres produzem menos testosterona que homens e, portanto, mesmo que tenham predisposição genética, não têm DHT suficiente para produzir uma queda tão grande nos cabelos. Por conta disso, os homens acabam sendo mais calvos que as mulheres.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui